3 Formas de Alargar Sapatos Apertados

Ao comprar um par de sapatos, é necessário que estes sirvam perfeitamente no pé, ou torna-se muito desconfortável usá-los no dia-a-dia. No entanto, já todos tivemos um par de sapatos mais apertados, que por essa razão deixamos de usar. Seja porque não experimentamos os dois pés, porque usamos umas meias mais finas que o habitual, ou porque simplesmente confiamos que o numero serviria, não há razão para alarmes, pois é possível reverter a situação.


Existem várias formas de alargar uns sapatos em casa, embora sejam precisos alguns cuidados na hora de o fazer. Por isso, se esse é o seu caso, siga estas dicas e transforme aqueles sapatos arrumados a um canto num par novo, um numero acima.

Como fazer para alargar sapatos

Existem vários métodos para alargar sapatos. Aqui mostramos três dos mais simples e eficazes, para que possa fazê-lo confortavelmente em casa.

Método 1: Congelador

Este método é um dos mais utilizados e eficaz na hora de alargar sapatos.

1. Comece por avaliar o quanto precisa de alargar os sapatos. Depois de feito, o processo não pode ser revertido pelo que se for preciso, mais vale repetir o processo várias vezes do que arriscar arruinar de vez os sapatos.

2. Coloque os sapatos em sacos de plástico, de preferência um em cada saco. Sele-os bem com um cordão ou mola de forma a que fiquem bem isolados.

3. Coloque os sapatos no congelador. Este processo irá contribuir não só para o posterior alargar dos sapatos como também  elimina fungos e bactérias, eliminando os odores. Deixe-os no congelador por uma noite.

4. Enquanto espera pelo passo anterior, aproveite para escolher umas meias para alargar os sapatos. Estas não deverão ser demasiado grossas ou corre o risco de alargar demais os sapatos. Lembre-se que depois de chegar ao fim, o processo não pode ser desfeito. Escolha umas meias grossas o suficiente para que quando calçar os sapatos estes lhes fiquem confortáveis.

5. Retire os sapatos do congelador e calce-os. Ande com eles até que descongelem, processo que pode levar até cerca de 30 minutos. (e que será certamente fresquinho!)

Método 2: sacos dentro dos sapatos

1. Arranje dois sacos de plástico tipo sacos de congelação com fecho. Encha-os com água.

2. Coloque os sacos dentro dos sapatos. Estes devem preencher toda a forma do sapato e não devem ficar largos. É necessário que tenha de fazer algum esforço para colocar os sacos dentro do sapato.

3. Coloque os sapatos com os sacos de água la dentro, no congelador. A ideia deste passo é que quando colocados no frio a água irá expandir, alargando os sapatos. Daí que se o saco ficar largo, quando este expandir irá preencher a forma dos sapatos, sem o alargar.

4. Deixe os sapatos no congelador durante uma noite.

5. Retire os sapatos do congelador e espere algum tempo até que o gelo comece a derreter (pelo menos cerca de meia hora). Se retirar o saco de gelo ainda congelado, este poderá danificar o sapato.

6. Experimente os sapatos. Se estiverem bons, ótimo! Senão, encha os sacos com mais água e repita os passos anteriores.

Método 3 : secador de cabelo

Para este método só precisa de um secador de cabelo, meias grossas, e os sapatos que pretende alargar.

1. Comece por calçar umas meias grossas, ou pelo menos 2 pares de meias normais.

2. Calce os sapatos usando as meias grossas.

3. Ligue o secador e direcione-o para os sapatos, ficando-se nas zonas que estão mais apertadas. Vá mexendo os pés ao mesmo tempo e esticando os dedos, pois esse processo ajuda a alargar os sapatos, e a aguentar o calor do secador!

4. Ao fim de cerca de 3 a 4 minutos desligue o secador e ande mais 4 ou 5 minutos pela casa com eles calçados. Ao final deste tempo, retire as meias e teste-os com umas meias normais. Repita o processo até se sentir confortável com os sapatos.

Veja também: Truque rápido para remover o mau cheiro das sapatilhas

Esperamos que tenham gostado das dicas neste tutorial. Se você gostou compartilhe com seus amigos eles vão adorar saber dessas dicas também.

 

Recomendados Para Você: