Como Fazer Almôndegas – Receita Deliciosa, Simples e Fácil

As almôndegas são sem nenhuma dúvida um dos pratos italianos mais populares ao redor do mundo. Seja na macarronada, seja ao sugo, com um simples mas bom molho de tomate, ou seja empanada, servida como aperitivo, ela é adequada as diversas situações, das mais casuais as mais sofisticadas.


No entanto, é necessário reconhecer que uma boa almôndega toma tempo para ser preparada e deve levar ingredientes de qualidade, pois caso o contrário ela pode ficar seca ou borrachuda, perdendo todo seu encanto.

Por isso vamos te ensinar uma receita de almôndega simples, pratica mas que não fica devendo em nada de sabor quando comparada as feitas pelas “nonnas” italianas.

Ingredientes

  • 550 gramas de patinho moído ou outra carne de boa qualidade
  • 1 ovo
  • 3 dentes de olho picado
  • 1 pimenta dedo de moça sem sementes picada
  • 1/2 copo de farinha de rosca fina
  • Manjericão a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em um tigela grande, coloque a carne juntamente com o alho, o manjericão, o sal, a pimenta e o ovo. Com as mãos, misture bem para que os temperos fique igualmente distribuídos. Feito isso, vá acrescentando a farinha de rosca aos poucos, sempre mexendo para verificar o ponto da mistura. Dependendo da carne e do tamanho do ovo, a mistura pode requerer mais ou menos farinha, e o ponto deve ser firme o suficiente para moldar mas ainda molhada e macia.

Depois de atingir a liga, faça pequenas bolinhas com a mistura, do tamanho de uma bolo da golfe. O ideal é que as almôndegas fique na geladeira pelo menos 30 minutos antes da próxima etapa.

Cubra o fundo de uma frigideira com óleo e frite as almôndegas – é importante lembrar que nesta etapa o que se quer é selar as almôndegas para que elas não fiquem secas, por isso é utilizado pouco óleo. O objetivo é apenas dourar elas de todos os lados e não cozinha-las.

Depois de fritas, elas podem ser colocadas em um molho, onde irão cozinhar por dentro, serem fritas por imersão (colocar óleo na panela até cobri-las) por mais ou menos 8 minutos, ou serem assadas em forno a 200 °C por 20-30 minutos.

Veja também: Como fazer bolinho de arroz

É simples é fácil fazer essa receita! Se gostou compartilhe com seu amigos eles vão adorar saborear essa receita.

Recomendados Para Você: