Como Fazer para Amadurecer Bananas Rápido

A banana é um dos frutos mais consumidos no mundo, e traz imensos benefícios à saúde. Rica em hidratos de carbono e  açúcar, é conhecida por fornecer energia de forma rápida e eficaz. Rica em fibras, potássio e vitaminas C e A, a banana ainda ajuda a regular a digestão, a reduzir a pressão arterial, fortalece os ossos e melhora a visão. É também um excelente recuperador após o exercício físico.


Estes são apenas alguns dos muitos benefícios que o seu consumo pode trazer. Apesar disso, as bananas maduras têm benefícios específicos. Elas são mais eficazes no fortalecimento do sistema imunológico e ainda ajudam a proteger alguns tipos de cancro.

As bananas maduras têm um papel principal na ativação de grupos de células defensoras do sistema imunológico, por sua vez responsáveis pela criação de uma substância chamada TNF-alfa, que age diretamente no combate ao cancro.

Seja por motivos de saúde ou apenas porque lhe apetece fazer uma receita culinária que exige bananas maduras, saiba que existem métodos eficazes para amadurecer as bananas rapidamente de forma natural.

Como fazer para amadurecer bananas rápido

São vários os métodos que podem ser usados para amadurecer aquelas bananas verdes lá em casa. Aqui apresentamos os mais simples e eficazes que pode experimentar.

1. Coloque as bananas dentro de um saco de papel

Também pode usar folhas de jornal. A banana liberta gás etileno, responsável por estimular o amadurecimento. Se “aprisionar” as bananas dentro do saco e o fechar, vai impedir a fuga desse gás, acelerando o processo. Além disso, se adicionar outras frutas ao saco, este processo pode ser ainda mais rápido e eficiente.

Frutas como a maçã, pêra, o abacate ou kiwis libertam da mesma forma gás etileno, contribuindo para o amadurecimento das frutas à sua volta. Por isso, adicione frutas bastante maduras ao saco, ou faça-lhes um corte para que libertem maior quantidade de gás. Se colocar o saco  num local quente, melhor! A temperatura elevada vai aumentar a produção de gás etileno.

2. Aquecer a banana no forno

Este método é particularmente útil se quiser fazer alguma receita com bananas maduras. Para tal, pré aqueça o forno a temperatura entre os 77°C e os 150°C, consoante queira as bananas maduras ou totalmente pretas. Coloque as bananas numa assadeira previamente forrada com papel vegetal e coloque-as no forno. Deixe-as a assar por cerca de 20 minutos ou até começarem a aparecer as típicas manchas pretas na casca. Retire-as quando estiverem suficientemente maduras. Se pretende usá-las numa receita, deixe-as assar por cerca de 50 minutos.

3. Guardar as bananas no forno durante a noite

Este método é parecido ao primeiro, com a vantagem de guardar as bananas num local fechado, e com uma temperatura superior. Basta ficarem armazenadas e uma noite, e já notará os efeitos na manhã seguinte! Se ainda não estiverem no ponto desejado deixe-as repousar durante mais umas horas, ou utilize o método número 2.

4. Nunca as coloque no congelador

Se comprou bananas a mais e quer conserva-las, não as guarde no congelador. Aí a temperatura é demasiado baixa e impede o processo natural de amadurecimento. O problema principal é que mesmo depois de as retirar,  a banana pode ficar quimicamente alterada e já não amadurecer corretamente. O amadurecimento tem de ser dado à temperatura ambiente por isso nunca as conserve assim. Se precisa mesmo de as conservar, deixe-as amadurecer primeiro até estarem comestíveis, e só depois deve armazena-las no congelador.

Veja também: Como preparar snacks saudáveis para a praia

Estes são os métodos mais comuns e eficazes para fazer com que as bananas amadureçam rapidamente e aproveitar todos os seus benefícios. Consoante o seu estado de verdura é possível amadurecer tontamente uma banana em cerca de 24 horas sem usar o forno no processo.