Como Fazer Aromatizador de Ambiente Caseiro

Ter a casa cheirosa e bem aconchegante é uma delícia, não é mesmo? E o melhor de tudo é proporcionar ao seu lar esse perfume agradável e uma bela decoração sem gastar muito. Isso é possível se você investir na produção de aromatizador de ambiente caseiro.


Simples e muito práticos de serem feitos, eles vão dar um charme especial para a sua casa.

Se você é do tipo que acredita na energia dos ambientes, terá um motivo a mais para apostar nessa dica. Com o aroma correto você pode ajudar a equilibrar as energias do seu lar, atraindo sempre coisas boas para ele.

Preparada para colocar a mão na massa e começar a produzir o seu próprio aromatizador de ambiente caseiro com as receitas incríveis que daremos agora? Então vamos lá!

Aromatizador de ambiente caseiro de laranja

Para quem quer um ambiente calmo e “relax“, o aromatizador de laranja é o mais indicado. Você pode usá-lo na sala e para fazê-lo é muito simples. Para fazer este aromatizador de ambiente caseiro, você vai precisar de:

  • Água;
  • Cravos da Índia;
  • Laranja (utilizar apenas as cascas).

Para o preparo você deve colocar todos os três ingredientes reunidos em uma panela e ferver. Tire do fogo quando o cheiro começar a aparecer. Pegue algum pote que você ache bonito e despeje mistura nele. Depois é só colocá-lo onde você quiser.

Aromatizador de limão e alecrim

Na cozinha você pode investir em aromas cítricos, e nesse caso uma boa dica é o aromatizador preparado a base de limão e alecrim.

Para preparar este aromatizador de ambiente caseiro, é muito simples. Basta que você reúna os seguintes ingredientes:

  • 1 limão pequeno;
  • 1 galho de alecrim;
  • Água;
  • 1/4 de maçãs fatiadas bem finas;
  • 1 pote de vidro;
  • 1 aparelho de fondue de cerâmica.

Esquente a água em uma panela. Pegue o recipiente de vidro e coloque nele o limão cortado, a maçã e o alecrim, depois despeje a água quente neles. Com o pote destampado, coloque-o em cima do aparelho de fondue e acenda a vela.

Depois acomode o aromatizador no local em que você desejar.

Existem também outros tipos de aromatizadores de ambientes caseiros como os de gel, os de flor e também o de palitos. Vamos conhecer cada um deles agora.

Aromatizador em gel

O aromatizador de ambiente caseiro em gel requer um pouco mais de técnica, mas nada muito complicado.

Para produzir um desses, você vai precisar de:

  • 1 recipiente de vidro;
  • Água (2 copos);
  • 2 colheres de sal;
  • Corante para alimentos;
  • 4 pacotes de gelatina sem sabor;
  • 15g a 20g da essência que você preferir.

Primeiramente aqueça somente um copo da água e misture nela a essência o corante, quando começar a ferver você deve desligar o fogo. Dissolva completamente a gelatina sem sabor e também o sal na mistura, depois acrescente o 2º copo de água, mas essa deve ser fria.

Mexa tudo cuidadosamente e em seguida coloque o líquido nos potinhos que você escolheu. Espere esfriar para que endureça e pronto! É só usar.

Aromatizador de flor

O aromatizador de flor necessita de uma vasilha de vidro, sal grosso, laranjas e cravo da Índia.

Descasque a laranja de forma que a sua casa se transforme em uma “flor”. Pegue o recipiente e coloque o sal grosso dentro dele, em seguida coloque a flor e finalize adicionando os cravos da índia bem no miolo dela.

Aromatizador de palitos

Um aromatizador muito conhecido é o de palitos. É bem comum receber alguns como prenda de chá de bebê, casamentos, chá de panela, aniversários e etc. As técnicas para fazê-lo são um pouco mais elaboradas, mas nada impossíveis. Veja.

Você vai precisar de palitos de churrasco com a ponta cortada, um potinho, corante, 50 ml de essência, água (50ml), substancia fixadora (10ml) e 200 ml de álcool a base de cereais.

Reúna todos os ingredientes e misture-os em recipiente. Coloque no freezer por cinco dias. Depois do tempo requerido despeje a mistura no frasco que você escolheu e coloque os palitos. Pronto! Agora é só colocá-lo onde você quiser.

Veja também: Como usar o óleo de eucalipto

E então, aprendeu como fazer um aromatizador de ambiente caseiro para utilizar nos diferentes ambientes do seu lar? Deixe o seu comentário e nos diga o que achou desse assunto!