Banho de Assento: Quando e como Fazer Corretamente?

O banho de assento tem sua origem na Europa, e é popularmente conhecido como banho de bacia. Por ser muito comum de ser realizado, inclusive em vários países, vamos mostrar como é feito, assim se houver necessidade você pode executá-lo em sua casa.


Como fazer banho de assento?

Se você sentir algum desconforto em sua região genital, você deve praticar o banho de assento, para evitar que o problema se espalhe. O banho de assento é altamente indicado em casos de:

  • Herpes;
  • Infecção urinária;
  • Hemorróida;
  • Complicações relacionadas à circulação sanguínea;

Vamos mostrar um passo a passo simples que você deve realizar, caso você sinta algum dos sintomas acima.

1- Tenha cuidado ao fazer o banho de assento.

cuidados com o banho de assento

Para realizar bem o banho de assento, você deve estar acompanhado de um familiar ou de um enfermeiro, pois pode causar tonturas, e consequentemente quedas. Antes de fazê-lo, peça orientação aos médicos.

2- Preparo.

O banho de assento pode ser feito por qualquer pessoa, basta apenas um recipiente que tenha tamanho suficiente para as nádegas e ancas. Assim, as nádegas podem ficar imersas sobre as águas. Você deve deixar as partes do corpo, como o tórax fora da água.

Devido à questões climáticas, na Europa se utiliza uma banheira, e no Brasil isso não é necessário. Você precisa higienizá-la com uma esponja, juntamente com sabão, e depois passar um pano úmido com álcool.

3- Ingredientes necessários.

Somente é utilizado água morna ou fria, e ainda é possível alternar entre as duas. Você deve encher a bacia até a altura que dá para cobrir as nádegas.

Para outros fins que não citamos acima, você pode acrescentar ingredientes diferentes, como os aplicados em fins terapêuticos.

4- Para infecções nas genitálias.

A água fria precisa estar aproximadamente em 10ºC, sua imersão deve durar por volta de cinco minutos, no máximo. É possível acrescentar ainda, sal amargo que ajuda a aliviar a circulação sanguínea e reduz o estresse.

5- Benefícios do banho de assento.

Além de colaborar para o bom funcionamento da circulação sanguínea, o banho de assento também é útil para o metabolismo. Além dos problemas já citados aqui, este banho ainda ajuda a evitar:

  • Episiotomia;
  • Coceira vaginal;
  • Ardência;

Receitas com banho de assento

Seja para coceira, ou mesmo problemas de corrimento, uma receita simples, como veremos a seguir, pode aliviar esse transtorno, confira:

*Cistite e infecção urinária:

Em uma  bacia, acrescente  três litros de água morna e duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Em seguida, você deve misturar bem, e o tempo permitido para ficar sentado é de  20 ou 30 minutos.

Para encerrar

Sempre que precisar fazer um banho de assento, é primordial a companhia de uma pessoa de extrema confiança, enfermeiro ou familiar. Você deve consultar se, os ingredientes mesmo sendo naturais, não irão causar efeito colateral, como o vinagre de maçã, por exemplo.

Lembre-se que, no Brasil não é necessário o uso de banheira, somente em países como os da Europa, que no inverno tem temperaturas muito abaixo de zero.