Como Fazer Bebida Energética Isotônica Caseira

As bebidas energéticas isotônicas são muito populares entre desportistas profissionais e amadores. Elas contêm eletrólitos e açúcares que os ajuda a hidratar e recuperar energias simultaneamente.


Com meia dúzia de ingredientes comuns é possível fazer você mesmo em casa a sua própria bebida energética com os mais variados sabores e por um preço quase irrisório!

Veja também: Os benefícios de água com limão pela manhã

Várias marcas disponibilizam este tipo de bebidas cada uma com a sua receita individual, no entanto quando consumidas regularmente elas podem tornar-se bastante caras, especialmente tendo em conta que são compostas maioritariamente por água mineral.

Uma bebida como o Gatorade é composta essencialmente por: água, carboidratos (em forma de açúcar), sódio e potássio.

Por 591 ml de Gatorade temos 34 g de açúcar, 34 mg potássio e 270 mg de sódio.

nutrion-gatorade

De uma maneira genérica é possível traduzir esta composição de forma caseira sem aditivos extra e com ingredientes naturais.

Os carboidratos em açúcar, o sódio através do sal e o potássio através de um substituto de sal ou bicarbonato de sódio.

Para o sabor pode utilizar suco natural, suco de pacote ou suco concentrado. A diferença vai estar na diluição.

Veja também: Alimentos ricos em vitamina C

Normalmente utiliza-se de 1 a 1,5 gramas de sal para 1 litro de líquido. O teor de açúcar pode variar conforme o seu gosto pessoal e/ou necessidades energéticas.

Deve ter em atenção que o excesso de açúcar diminuí a taxa de absorção da água e só deve por isso ser usado após o exercício como forma de reposição de carboidratos.

Como fazer bebida energética

preparar-bebida-isotonica

A receita pode variar conforme o tipo de suco que utilizar em sua bebida.

Se utilizar suco de pacote (pacotes pequenos) escolha um suco sem açúcar para poder controlar a quantidade que deseja diluir.

Junte a 1 litro de água 40 a 80 gramas de açúcar 1 a 1,5 gramas de sal e o suco.

Se preferir fazer o concentrado de suco tenha em atenção as instruções de cada concentrado. Deve prepará-lo conforme a embalagem.

Geralmente 1 pacote de Tang concentrado dá para um litro. Misture o suco já preparado em 800 ml de água e junte 1 a 1,5 gramas de sal.

Pode dividir o conteúdo de sal entre sal e bicarbonato de sódio ou outro produto substituto de sal à venda no mercado.

Se preferir ser mais rigoroso na preparação ou se quiser utilizar todo o suco que preparou pode fazer a seguinte conversão com base nas medidas acima:

240 ml de Gatorade contêm:

  • 14 gramas açúcar
  • 110 mg sódio
  • 30 mg de potássio

Convertendo para um litro:

  • 59 gramas de açúcar
  • 458 mg sódio (mais ou menos 1 colher de café)
  • 125 mg potássio (mais ou menos 1/2 colher de café)

Para o suco natural esprema diretamente da fruta 500 ml de suco adicione 1 a 1,5 gramas de sal e junte 500 ml de água. Esta é a opção mais natural e saudável.

Esperamos que tenham gostado das dicas para fazer uma bebida energética. Se gostou compartilhe com seus amigos essas dicas.

Recomendados Para Você: