Causas da Dor nos Ovários os Principais Motivos

A dor nos ovários pode ser causada por vários motivos, sejam eles graves ou não. Ela pode ser sentida como uma pontada, ou até mesmo ser mais intensa do que isso.

Comum entre as mulheres, ela pode ter inúmeras origens, como problemas no útero, trompas de Falópio, intestino e até no apêndice, ou ser apenas uma dor comum de menstruação.

Continue lendo para saber um pouco mais sobre as causas e possíveis origens para a dor no ovário!

O que são os ovários?

Primeiramente é bom entender o que é o ovário e como ele funciona.

Os ovário são pequenos órgãos que ficam situados atrás do ligamento largo do útero e abaixo da tuba uterina. Pertence exclusivamente ao sistema reprodutor feminino, é nele onde são produzidos os óvulos.

Causas da dor nos ovários

Como foi dito anteriormente, a dor nos ovários pode decorrer de vários motivos. Além de ser um órgão que passa por vários processos, ele está suscetível a muitas doenças.

As principais causas de dor na região dos ovários são:

  • Ovulação;
  • Menstruação;
  • Endometriose;
  • Cistos;

A dor ocasionada pela ovulação ocorre no momento em que os óvulos estão sendo formados no interior do organismo feminino.

Ela vem em forma de fisgada e pode durar algumas horas ou até um dia inteiro, mas nem todas as mulheres passam por essa dor. Geralmente a maioria das mulheres superam a fase de ovulação sem apresentar dor nos ovários.

A menstruação também pode ser causadora de dor nos ovários, inclusive essa é uma das causas mais comuns.

O que acontece nessa época do mês é que há uma contração dos músculos do útero e isso acaba causando o incômodo.

É preciso ficar atenta com a intensidade da dor e também na frequência com que ela ocorre. Se notar algo fora do comum procure logo um médico, pois isso pode ser sinal de endometriose.

Veja também: Como saber se estou com candidíase

Endometriose também causa dor nos ovários

Por falar em endometriose essa doença também pode gerar dor na região dos ovários. O endométrio é o tecido que reveste o útero e se prepara todos os meses para receber o óvulo fecundado. A doença acontece quando o tecido se espalha para fora do útero, atingindo outras regiões do organismo.

Ter cistos nos ovários também é motivo para sentir dor neles. Essa é uma condição mais comum do que se imagina.

Os cistos podem se formar sobre ou dentro do ovário e são mais frequentes em mulheres em idade reprodutiva. Existem vários tipos e, em sua maioria, não são perigosos, mas deve-se ficar sempre atenta, indo ao médico ginecologista regularmente.

Uma síndrome bem conhecida hoje em dia também é responsável pelo aparecimento de cistos nos ovários, a chamada SOP, ou síndrome dos ovários policísticos afeta muitas mulheres e é um problema causado por desequilíbrios hormonais.

Outro motivo de dor nos ovários também pode ser gravidez. A dor pode ser considerada como um dos primeiros sintomas da condição, assim como o inchaço no local. Isso se deve às mudanças que o útero e o corpo estão sofrendo para receber o feto.

Conhecida como doença inflamatória pélvica, ou anexite, esse distúrbio também pode causar dor nos ovários.

Caracterizada pela inflamação dos órgãos e das trompas de Falópio, a anexite é tratada com o uso de anti-inflamatórios e antibióticos.

É muito importante ressaltar que se você sente algum tipo de desconforto ou dor fora do normal nessa região, você deve procurar o seu médico imediatamente e, principalmente, nunca tomar medicação por conta própria.

E então, gostou do artigo sobre dor nos ovários? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

Recomendados Para Você: