Como Fazer Cocada de Modo Fácil e em Poucos Passos

Mesmo que a cocada seja muito popular no Brasil, em especial na Bahia, sua origem é de Angola, na África. Foi trazida pelos escravos que introduziram o doce na culinária dos seus senhores e rapidamente se popularizou e se transformou num dos mais procurados.


Ingredientes

Sua base principal é coco ralado e açúcar. Para aprender a fazer uma deliciosa cocada branca, que serve de base para outros sabores, separe:

  • 4 xícaras de coco ralado grosso e fresco;
  • 4 xícaras de açúcar;
  • 4 xícaras de água ou leite
  • Manteiga

Obs: Se optar pelo leite, a cocada ficará mais branca.

Modo de Preparo

O grande segredo de uma boa cocada é saber o ponto certo do doce. Comece a fazer e foque no preparo até que a receita fique pronta para ser degustada, já que um momento de distração pode ser fatal e estragar todo o processo.

Coloque todos os ingredientes numa panela, em fogo baixo ao médio e mexendo às vezes para não grudar. A média de tempo é de 25 minutos para que os líquidos utilizados comecem a se dissolver e a engrossar com os ingredientes sólidos, dando um ponto de doce mole.

O ponto certo é quando a cocada fica dourada e homogênea, sem sair líquidos de sua massa compacta. A segunda etapa do preparo precisa de uma mesa de mármore untada com manteiga, onde a cocada é despejada ainda quente após o preparo na panela.

Utilize uma espátula, colher grande ou faca para espalhar uniformemente o doce no mármore. Com seu resfriamento natural, a cocada começará a endurecer. Corte em pedaços e sirva!

Dicas para a Cocada

A cocada pode ter outros ingredientes como a rapadura, leite, leite condensado, gemas de ovo, leite de coco e coco queimado. Há também a inclusão de outras frutas que combinam com coco, como maracujá, dando outro sabor especial ao doce.

A cocada de colher é feita com os mesmos ingredientes e rituais de preparo, porém é acrescida de leite condensado ainda na panela e fica dez minutos a menos no fogão. Quando estiver no ponto, ela precisa ser retirada da panela e ir direto para a geladeira, onde vai resfriar e já estará pronta para o consumo.

Veja também: Como fazer doce de leite

A abóbora, o chocolate e outras frutas podem ser inseridas na feitura do doce desde o início da panela, para que o ingrediente fique bem misturado a todos os outros. Quando possível, use coco fresco ralado – ele deixa o sabor muito mais suculento.

Recomendados Para Você: