Como Fazer Ovo Cozido

Os ovos são um alimento bastante prático e versátil. O seu rico conteúdo nutricional faz deles um ótimo snack para qualquer refeição. A variedade de receitas e formas de confecção de ovos adapta-se à maioria dos gostos agradando a toda a gente. Se tiver ovos em casa tem sempre uma refeição nutritiva garantida!

Conteúdo nutricional do ovo cozido

Como cozinhar um ovo

O ovo cozido é a opção mais saudável para consumir ovos.

Para cozer um ovo só necessita de ovos e água quente, no entanto existem alguns truques para otimizar esta receita.

Dica: Utilize um ovo à temperatura ambiente. Se cozinhar um ovo imediatamente depois de o retirar da geladeira o risco de ele estalar ou quebrar durante a cozedura será maior.

1º Passo – Introduza o ovo com cuidado numa panela ou caçarola e em seguida coloque água morna por cima. Em seguida leve tudo a ferver.

Dica: Adicione meia colher de chá de sal para ajudar a selar a casca e evitar que estale.

2º Passo – Deve estar atento ao tempo que o ovo se encontra sob fervura. O tempo que o ovo estiver a ferver vai ditar a sua consistência.

Tempo de cozimento do ovo

Depois de começar a ferver ao fim de 3 minutos o ovo estará semi-cozido ou mau passado, com a gema e a clara pouco consistentes.

Por volta dos 5 minutos de cozedura terá um ovo médio em que a gema está ainda um pouco mole e suave enquanto a clara terá já alguma consistência.

A partir dos 10 minutos o ovo está já bastante sólido quer a clara como a gema.

Se desejar o ovo mau passado deve retirá-lo de dentro da panela cuidadosamente com a ajuda de uma colher para que não quebre.

Coloque-o num copo ou suporte próprio para ovos e dê uma pequena pancada no topo do ovo com ele na vertical. Assim quebra facilmente a casca sem danificar o interior.

Veja também: Como saber se um ovo está estragado

Para ovos bem passados retire a panela do fogo ao fim do tempo desejado e passe tudo sob água fria corrente. Isto evitará o aparecimento do anel escuro à volta gema.

Retire a casca e volte a passar o ovo por água.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado a fazer seu ovo cozido.