Como Fazer um Site no uCoz

Conheça o uCoz: uma plataforma profissional de criação, hospedagem e gerenciamento de sites. Nele você encontra um conjunto completo de ferramentas para criar os mais variados tipos de sites: blogs, notícias, fóruns, lojas virtuais ou mesmo tudo isso junto.


O uCoz oferece diversos pacotes de serviços, sendo um deles totalmente gratuito e sem limite de tempo. Sim, você pode ter seu site totalmente grátis.

No tutorial de hoje veremos como se registrar, criar seu site e dar os primeiros na personalização dele.

Se registrando no uCoz

1º Passo – Entre na página do uCoz e se cadastre no sistema clicando em “Crie um site grátis”.

2º Passo – Você pode se registrar usando seu email ou através de uma rede social. Usaremos a primeira opção: entre com seu email e a senha que você quer usar e clique em “Continuar”.

3º Passo – Entre com seus dados. Se sua cidade não aparecer na lista, não se preocupe, escolha uma cidade próxima qualquer. Preencha o código de segurança, aceite os termos de serviço e clique em “Registrar-se”.

4º Passo – Confirme seu email e defina sua senha de administração. O uCoz enviará uma mensagem de confirmação para o email que você usou para se registrar. Fique ligado: as vezes o email enviado é marcado como SPAM e pode cair na pasta correspondente de seu serviço. Verifique sua pasta de SPAM e de emails excluídos caso não encontre o email de confirmação.

Abra a mensagem e clique para confirmar o cadastro. No próximo passo você pode adicionar seu número de telefone como 2a forma de identificação ou definir uma pergunta de segurança. Usaremos a 2a opção, clicando em “Fica para depois”. Na página seguinte, escolha uma pergunta de segurança, defina uma resposta e escolha uma senha administrativa. Este  passo é muito importante: a senha que você cria aqui é usada para acessar o Painel de Controle de todos os seus sites criados no uCoz e a resposta da pergunta de segurança é usada para confirmar sua identidade ao realizar mudanças importantes nas configurações do site.

Por fim, clique em “Comece a criar um site”.

Criando seu site no uCoz

1º Passo – Seguindo nosso tutorial, agora você irá escolher o endereço de seu site. No uCoz você pode criar quantos sites quiser na mesma conta, basta acessar o uCoz fazer o login e criar seu novo site. Se você já tem sites em sua conta, eles aparecem na seção “Meus Sites”.

Escolha o endereço, um dos domínios gratuitos, preencha o código de segurança e clique em “Criar um website!“.

2º Passo – Configuração inicial. Vamos agora escolher o template e o título do site. Clique em “Ir para o Painel de Controle” e depois “Selecionar Design”. Vamos escolher o design #1062. Clique no design e depois clique em “OK”.

3º Passo – Adicionar módulos. Vamos agora escolher os módulos de nosso site. As funcionalidades principais dos sites do uCoz são módulos: Blog, Notícias, e outros. Cada módulo tem funções e configurações específicas. Você pode adicionar e remover módulos a qualquer momento, não apenas durante a configuração inicial do site. Vamos selecionar os módulos Editor de Páginas e Notícias e clicar em OK.

4º Passo – Seu site está pronto! Você está no Painel de Controle. Para acessar seu site, basta clicar no link. Quando você acessa o Painel de Controle pela primeira vez, um pequeno tutorial é exibido mostrando as funções básicas do mesmo. Muito útil!

Pronto! Você agora tem um site em uma das plataformas de criação de sites mais completa do mercado.

Dicas para começar:

Todo o gerenciamento de conteúdo nos sites do uCoz é feito diretamente no site, enquanto as configurações do mesmo são feitas no Painel de Controle. Para fazer qualquer edição no site, você precisa estar logado antes de mais nada. Clique em “Login” ou no ícone “U”, dependendo do design que você escolheu. Na janela de login, entre com seu email e senha que você definiu logo no começo do registro.

Uma vez logado no site, você encontra a “Barra de Administração”, onde você pode gerenciar todas as funções de conteúdo de seu site: adicionar, editar e remover postagens, gerenciar usuários e comentários, adicionar arquivos e muito mais. Clicando em “Postagem > Notícias”, você pode adicionar uma notícia ao módulo. Experimente!

Páginas como “Informações do site” ou mesmo a página inicial podem ser editadas clicando no “Editor de bloco”. Clique no “Usar editor visual”.

Por último: o “Editor Visual”. Essa é uma das ferramentas mais interessantes que o uCoz disponibiliza para usuários menos experientes. Com ele você pode editar as páginas de seu site sem mexer diretamente no código HTML delas.

Pronto! Viu como é fácil criar um site. O uCoz tem mais de 20 módulos disponíveis e dezenas de outras ferramentas espalhadas pelo Painel de Controle, incluindo acesso completo ao código HTML de suas páginas, algo que muitos concorrentes não disponibilizam.

Com o uCoz você pode criar: sites pessoais, lojas virtuais, portais web, fansites, blogs, fóruns. Possui um construtor de sites grátis, inovador, estável e totalmente confiável. Se quer fazer seu site com comodidade uma boa escolha é o uCoz.

Espero que tenha ajudado esse artigo. Se te ajudou então compartilhe! Quem sabe será útil para os seus amigos também.