Como Investir Dinheiro

Quem é que não gostaria de ter mais grana na conta bancária? Esse deve ser um desejo no mínimo universal, né? Considerando que vivemos em um sistema estritamente capitalista, no qual para sobre(viver) precisamos de dinheiro fica fácil entender porque é difícil imaginar alguma pessoa que não ficaria super contente caso tivesse seu saldo multiplicado por 100, por exemplo.


O problema é que para isso acontecer da noite para o dia seria necessário ganhar na loteria, ou se tornar o herdeiro de uma grande fortuna. Como as duas possibilidades dificilmente sairiam do campo dos sonhos só nos resta imaginar como isso seria bom… Ou investir dinheiro. Já pensou nisso alguma vez? Não? Bom, esse artigo tem como objetivo justamente falar sobre isso e te mostrar o caminho para fazer parte dessa modalidade que tem feito tanta gente enriquecer! Vamos lá?

Para começar: o que é investir?

Investir dinheiro é um conceito que soa bastante interessante à primeira vista, mas que muita gente nem sabe o que significa. Se esse é o seu caso vale ter esses esclarecimentos antes de adquirir novos conhecimentos.

Investir dinheiro significa basicamente colocar o seu capital para trabalhar para você. Isso soa bastante revolucionário, porque tendemos a acreditar na nossa sociedade que só é possível ganhar bem quando se trabalha muito, só que para ganhar mais é preciso trabalhar mais e esse é o exato momento em que você vira escravo da sua necessidade de adquirir recursos, que nem terá chance real de aproveitar.

investir-dinheiro-1

Imagem: queroficarrico.com

Mas como investir dinheiro?

Para começar a investir dinheiro é muito importante identificar primeiramente o perfil de investidor que você tem. Para ter esse entendimento é fundamental se conhecer e entender as suas próprias necessidades. É óbvio que todos os investidores querem lucrar, mas todos têm formações e prioridades distintas, o que os fará se comportar de maneiras completamente diferentes na hora de pôr o capital para trabalhar a seu favor.

São vários os fatores que distinguem os posicionamentos dos investidores. Por exemplo, um aposentado costuma ser mais cauteloso nos seus investimentos que um executivo de 25 anos. Isso ocorre porque um tem o tempo ao seu favor e o outro não, de modo que o homem mais velho sabe que se acabar perdendo o capital investido talvez não tenha a possibilidade de recupera-lo em vida, enquanto o outro sim.

Outra questão que costuma separar investidores em diferentes categorias é a situação financeira da qual usufruem na atualidade. Um milionário é mais generoso em seus investimentos, porque seus ganhos e perdas não afetaram a sua qualidade de vida, mas isso não ocorre com um casal que poupa para comprar a casa própria. Parecem pequenas sutilezas, mas tudo isso tem um peso enorme quando avaliamos a tolerância a riscos de um investidor, e assim a escolha do investimento que mais combina e é exitoso com cada um!

investir-dinheiro-2

Imagem: financasfemininas.uol.com.br

A melhor estratégia para investir

Algumas coisas, entretanto, não se modificam de investidor para investidor. Um exemplo disso é que para qualquer um a máxima de não apostar todo o seu capital em um só investimento vale para qualquer um que pretende adotar esse tipo de modalidade.

Temos a mania de colocar todos os ovos em uma só cesta, ou seja, sempre que nos vemos diante de uma oportunidade que parece imperdível queremos colocar todas as nossas energias nela, esquecendo que por mais que ela pareça perfeita é fato que tem fragilidades que cedo ou tarde podem te prejudicar. Assim sendo, temos que pensar sempre em outras possibilidades, para nos garantirmos e nos mantermos seguros.

investir-dinheiro-3

Imagem: poupareenriquecer.com.br

O poder dos juros compostos

Talvez na escola você tenha aprendido um pouquinho sobre essa modalidade de juros, mas é provável que não tenha se dado conta do seu potencial na época. Para se ter uma ideia, os bancos lucram aplicando juros compostos em todos os seus serviços, ou seja, se você pede um empréstimo, se você faz um cartão de crédito ou se demora a pagar as taxas cobradas precisará desembolsar o capital que utilizou acrescido da percentagem que as instituições impõem, baseados no “custo de oportunidade”, ou seja, é o que é pedido pelo que foi deixado de fazer com esse dinheiro.

Quando você investir dinheiro o que te fará lucrar é justamente o conceito de juros compostos! Além disso, vale dizer que quanto mais cedo você começar, mais vai lucrar, porque os investimentos mais rentáveis nunca são os de alto risco e o de baixa e média duração, mas os de longo prazo, que te prestigiam e remuneram pela confiança depositada por mais tempo!

Agora que você já entendeu alguns dos conceitos básicos sobre como investir dinheiro que tal buscar mais informações a respeito e é claro, meios de colocar o seu dinheiro para trabalhar para você? Lembre-se de analisar suas prioridades e suas necessidades antes de qualquer passo e claro, não deixe de nos contar as repercussões disso tudo nos comentários, pois é para isso que eles estão aí!

Recomendados Para Você:

  • carlos jesus

    Bancos lucram bilhões mas demitem graças ás tecnologias celular internet etc enquanto a indústria despenca-pois átrás de 01 10 100-1.000.000- trabalhadores autonomos profissionais liberais etc tem ás vezes ÚM ÚNICO EMPREENDEDOR etc então enfase nos MICROS MINIS MACROS EMPREENDEDORISMOS isto é antes dos milhões de empregos tem que ter empreendedor pois para eliminar ou diminuir o tal DESEMPREGO INFLAÇÃO HIPER INFLAÇÃO etc nunca jamais foi implodindo o SETOR PÚBLICO com SERVIDORES AJU DAS PROGRAMAS SOCIAIS e ou com JUROS TAXAS BANCÁRIAS aci ma de=300%=900%=enquanto a inflação anual é menos de=09%=isto é pura AGIOTA GEM porém OFICIAL

    =

    pois pegam do BNDES TESOURO NACIONAL IMPOSTOMETROS BANCO CENTRAL DO BRASIL BANCO DO BRASIL CEF etc á juros quase zero ao ano para pagar mas por mil anos e emprestam aos outros mais de 99,999% da população brasileira por mais de=300%=900%=ao ano assim é facil para se tornar bilionário do dia para a noite mas isto é só acessível mas só para menos de 00,001% da população brasileira os tais amigos do rei do poder

    =

    pois isto já tentaram de=1964á1994=JUROS=ESTRATOSFÉRICOS=para eliminar com a INFLAÇÃO DESEMPREGO etc áliás só aumentou mais ainda o DE SEMPREGO e até chegarmos á HIPERINFLAÇÃO de 50%mensalmente e hoje estamos dando mas os mesmos remédios mas só para ENRIQUCER mais a inda os BANQUEIROS os ESPECULADORES FINANCEIROS e se fazer com que se tornem MINDINGOS todos os micros minis macros EMPREENDEDORES os quais PRODUZEM FABRICAM DÃO EMPREGOS, álias uma vez EMPREENDEDOR sempre EMPREE

  • Isaias A. S. Antunes Junior

    Olá bom dia. Investir o dinheiro ganho exige muita disciplina para não sair gastando com coisas que não precise realmente. Só ai começará a poupar verdadeiramente. Para saber mais acesse: http://sabedascoisas.com e ganhe recompensas para perguntar e responder de tudo.

  • Pingback: Como Montar um Salão de Beleza - Como Fazer()