Como Passar Roupa Corretamente?

Para quem cuida de afazeres domésticos, sabe que passar roupa é uma tarefa cansativa. Muitas vezes, a falta de prática pode ser a maior dificuldade.  E por isso, vamos mostrar alguns métodos que podem agilizar esse processo, confira.


Antes de passar roupa, você precisa limpar o ferro

O ferro, deve estar higienizado para não correr o risco de manchar a roupa, veja como é possível deixá-lo limpo.

Leia o manual de instruções

Independente da marca, você precisa consultar o manual, para verificar como é feita a limpeza. No manual, você pode consultar as especificações do produto, e como você deve mantê-lo.

Se você não tiver o manual de instruções, boa parte dos fabricantes disponibilizam nos seus sites, você pode fazer o download, apenas selecionando o modelo do ferro.

É hora de limpá-lo por dentro

Em ferros a vapor, é comum ficar um pouco de água acumulada após o uso. Os minerais, costumam ficar acumulados no  reservatório de água e nas saídas de vapor, para prolongar a vida útil do ferro, e ainda não correr o risco de estragar as roupas, é importante limpá-los.

Como ter agilidade ao passar roupa?

tecnicas para passar roupa

Para que seja fácil de realizar, existem métodos que facilitam o dia a dia das passadeiras, no momento em que elas passam roupa, veja:

1- Primeiramente, você deve lavar as roupas de um modo que elas fiquem leves e fáceis de passar.

Nunca deixe a máquina de lavar sobrecarregada, os tecidos podem ficar torcidos. Você deve respeitar o limite máximo que cada fabricante determina no manual.

2- No momento em que pendurar as roupas, você precisa sacudir as peças, sacudindo-as, irá evitar que elas fiquem amassadas e irão ficar bem mais esticadas.

3- No caso de  camisas e camisetas, estas devem ser colocadas em cabides, pois assim ao secarem estarão mais esticadas.

4- No momento que retirar as roupas do varal, você precisa dobrá-las, pois com isso você faz com que as roupas fiquem menos amassadas. Em seguida, é preciso separar somente as roupas que devem ser passadas no ferro.

5- Se você retirar as roupas ainda um pouco úmidas, lembre-se que devem estar quase secas, e não molhadas. Isso irá melhorar a sua função, no momento em que for passar roupa.

6- Ao passar, coloque uma folha de papel alumínio por baixo do tecido

A função do papel, é fazer com que a temperatura dure por um tempo maior, e assim você evita de ter que virar as roupas toda vez que for passar.

7- Divida as roupas pela temperatura do ferro.

Veja também: Como deixar as roupas cheirosas

Há determinadas peças de roupas, seja pelo tipo do tecido ou até pelo modelo da roupa, que exigem uma temperatura adequada do ferro. Quando houver casos assim, o ideal é que você separe as roupas que exigem uma temperatura diferente, para não atrapalhar o processo.

Encerrando, sempre observe o manual do ferro.

Para que você não corra o risco de queimar a roupa, antes de passar você deve sempre ler o manual, e em caso de dúvidas consulte uma assistência técnica credenciada. Siga as instruções aqui mencionadas, e não se esqueça de olhar as etiquetas das roupas.