Como Retirar Mancha De Vinho Sem Estragar a Roupa?

Na maioria dos casos, é complicado conseguir tirar manchas de roupas, e principalmente mancha de vinho. O vinho pode fazer com que a roupa fique amarelada. E se for uma roupa de linho, por exemplo não temos como recuperá-la, já que o modelo do pano exige cuidado.


Como tiramos uma mancha de vinho?

mancha de vinho

Em boa parte dos casos, não temos como evitar uma tragédia shakespeariana, e devido a isso é que vamos mostrar como deve ser retirada uma mancha de vinho sem que estrague aquela roupa especial.

1- Você deve deixar a roupa de molho em água morna, inclusive no local da mancha. Assim que sumir quase toda a mancha, você irá lavar com detergente neutro.

2- Depois que você retirou boa parte da mancha com a ajuda de um pano ou uma superfície absorvente, você precisa jogar  vinho branco ou vinagre de vinho branco aonde está a mancha e em seguida deve lavá-la.

3- Se nenhuma dessas opções resolver, é preciso colocar água oxigenada no local. Você pode também colocar talco para ajudar na absorção da mancha. E em seguida deve lavar com  detergente neutro.

4- Depois que a mancha secar, pode ser que fique mais complicado de fazer sumir a mancha, mas mesmo assim há duas opções para esses casos:

  • Apenas coloque detergente e água oxigenada. Depois, você deve esfregar a roupa levemente, no local da mancha e aguardar de 30 a 60  minutos. E logo depois, lave-a com água morna.
  • Para roupas coloridas, é provável que a água oxigenada deixe a roupa manchada. Então, você pode aplicar as soluções até agora citadas.

Dicas para retirar manchas de vinho tinto e branco

1- Vinho Branco.

Você deve colocar sal fino em cima da mancha, já úmida por somente alguns minutos.

Em seguida, é preciso derramar  leite bem quente, por cima do sal fino.

Por fim, apenas lave a roupa com água  fria.

2- Vinho Tinto.

Antes de você ir colocar as camisas de molho, apenas deve jogar  vinho branco em cima da mancha, não precisa esfregar. Depois que passar cinco minutos,  você deve lavar com um bom sabão em pó.

Para evitar desperdício de vinho branco, somente deve fazer uso do vinagre de vinho branco, e esperar cinco minutos, então deve lavar a roupa normalmente.

Caso ainda sobre algumas marcas, você precisa deixar as camisas de molho em água e sabão em pó, e aguardar o tempo que achar necessário.

Outros cuidados com roupas

Após conseguir remover a mancha de vinho, outros cuidados com  roupas são necessários. Como por exemplo, você jamais deve colocar roupa preta junto com roupa branca.

Roupas íntimas devem ser deixadas de molho com amaciante, por ter um tecido muito delicado, se lavado na máquina pode rasgar.

Sendo assim

Para finalizar, existem vários meios de retirar mancha de vinho sem que estrague a roupa, são soluções baratas e comuns do dia a dia, como vinagre de vinho tinto e água oxigenada. Mas, você deve ficar atento para não deixar a roupa ficar amarelada, isso pode fazer você perder a roupa.

Gostou? Tem alguma dica? Deixe seu comentário abaixo, compartilhe com seus amigos!