Como Saber Quando Alguém está Mentindo

A mentira pode ser um dos piores defeitos do homem e que permite acabar com relações de amizade ou até mesmo prejudicar o convívio de um casal ou família. Mentir pode ser um dos atos mais prejudiciais de um relacionamento e por isso passa a ser repugnado pelas pessoas.

Afinal, quem deseja ser enganado pelas pessoas? Podem existir mentiras de tipos diferentes que mesmo expostas por motivos “dóceis” ainda podem prejudicar a relação das pessoas e por isso todos tentam descobrir sinais que possam demonstrar.

Mentir é uma ação que nem todas as pessoas dominam por completo e acabam mostrando a veracidade através de gestos ou atitudes que são realizadas involuntariamente. Pense em um exemplo aleatório.

Se você está conversando com um amigo qualquer e acaba falando uma mentira provavelmente se sentirá inseguro logo após compartilhá-la, e com isso passa a ter atitudes que no mínimo demonstram o seu medo ou arrependimento por ter mentindo. Ou seja, a linguagem corporal sempre entrega a mentira.

desviar-conversa

Ele (a) está mentindo: Voz trêmula

É uma das atitudes mais comum entre as pessoas que estão mentindo.

No caso há certas afirmações que já podem ser identificadas como uma mentira por conta do tom de voz da pessoa e pela forma como sua voz é emitida.

Durante uma conversa qualquer, a pessoa conta um fato que não verdadeiro e logo em seguida continua a conversa com um tom de voz inseguro e bastante trêmulo.

Essa atitude é bem comum entre as pessoas que não estão acostumadas a mentir e passam a ficar bastante inseguras com a sua atitude.

desviar-olhar-da-pessoa

Ele (a) está mentindo: Desvio dos olhos

Não há nada mais natural do que a pessoa que está mentindo começar a desviar os seus olhos da outra pessoa.

Isso acontece porque a pessoa sabe que está mentindo, não se sente bem com a atitude que teve e ainda possui um grande medo de ser descoberto. Mas o que ocorre é que através de suas atitudes a pessoa acaba se entregando, principalmente no caso do olhar que é algo fundamental para ter uma boa conversa com as outras pessoas.

A mentira é notável. Análise o olhar da pessoa e a forma como se porta.

mudar-de-assunto

Ele (a) está mentindo: Mudança de Assunto

A pessoa acabou de falar a mentira e sabe a besteira que fez. Resultado? Ela tenta mudar o assunto o mais rápido possível mesmo que a conversa tenha acabado de começar.

De fato a sua insegurança perante a mentira é tão grande que a pessoa tenta fazer a outra esquecer o que ela acabou de dizer para não se sentir ainda pior pelo que fez. Além disso, a mudança de assunto é uma forma da pessoa não se enrolar com a mentira que contou e por isso tenta mudar o foco para não ser pega durante a sua mentira.

pessoa-vermelha-de-vergonha-02

Ele (a) está mentindo: Atenção ao tom de pele

Preste atenção no tom de pele da pessoa ao longo da conversa. Há algumas pessoas que não conseguem disfarçar a sua insegurança, medo ou vergonha por ter compartilhado uma mentira e acaba se sentindo oprimida com a situação.

Há casos em que a pessoa começa a ficar mais avermelhada e isso é notável logo no primeiro momento, basta prestar bastante atenção. Além disso, também há outras que acabam ficando mais pálida que passa a ser um pouco mais incomum mas que também indica a presença da mentira.

Veja também: Como ter uma comunicação eficaz

Analisar a pessoa para saber se ela está mentindo pode variar, mas é preciso prestar atenção em alguns dos fatos citados que de certo modo são atitudes bem comum entre todos que acabam compartilhando mentiras.

Recomendados Para Você: