Como Tirar Nódoas de Gordura da Roupa

As manchas de gordura são conhecidas por serem muito difíceis senão quase impossíveis de remover. Às vezes basta estar a cozinhar para respingar um salpico de óleo para a roupa. Outras vezes ao comer, acabamos por nem nos aperceber que saltou azeite, manteiga ou outra gordura para as nossas roupas, sé percebendo depois da lavagem.

Quando a mancha afeta as roupas que gostamos mais, agirmos chateados e sem saber que produtos usar para remover a mancha. Ao fazê-lo podemos danificar de vez a peça, destruindo as hipóteses de a salvar.

Como tirar nódoas de gordura da roupa

Aqui mostramos três formas de remover manchas de gordura da roupa: antes e depois da lavagem, e manchas de óleo mais antigas, para que salve as suas peças de roupa preferidas antes de cometer algum erro.

Antes de lavar

Se caiu um pouco de gordura na sua roupa, tenha calma não é o fim do mundo. Só precisa de:

  • 1 par de luvas de borracha
  • Detergente para a louça
  • Vinagre branco

detergente-vinagre

1º Passo – Comece por calçar umas luvas de borracha para não danificar a pele pois vai ter de esfregar um pouco.

2º Passo – Aplique o detergente da loiça neutro na roupa, de forma a cobrir toda a mancha. Convém que seja incolor para não manchar a roupa da cor do detergente. Caso não tenha um em casa, dilua o detergente que tiver à mão num pouco de água.

dertegente-mancha

3º Passo – Esfregue na zona da mancha durante um bocado. A maioria dos detergentes de louça absorve a gordura quase imediatamente. Em princípio verá a mancha começar a desaparecer lentamente.

4º Passo – Esfregue o local da mancha com vinagre até remover completamente todo o detergente líquido da peça de roupa. Se a mancha de gordura estiver bastante impregnada no tecido, continue mais um pouco.

5º Passo – Remova o excesso de vinagre com um pano limpo umedecido em água. O vinagre não só ajuda a remover as manchas mais difíceis como ajuda a remover o detergente previamente aplicado na roupa.

tirar-excesso

6º Passo – Lave com detergente normal, na máquina de lavar roupa.

Depois da lavagem

Caso já tenha lavado a peça, ainda existe salvação. Para isso precisa de:

  • Lustra móveis branco
  • Detergente incolor ou branco

1º Passo – Adicione uma colher de sopa de lustra móveis a uma colher de sopa de detergente. Convém que seja incolor para não manchar a roupa da cor do detergente. Caso não tenha um em casa, dilua o detergente que tiver à mão num pouco de água.

lustra-moveis-detergente

2º Passo – Cubra toda a área afetada com a mistura, e deixe atuar durante cerca de 40 minutos.

3º Passo – Ao final desse tempo, esfregue um pouco usando os dedos, ou uma escova de unhas macia ou uma escova de dentes

escova-roupa

4º Passo – Lave normalmente e maravilhe-se com o resultado final!

Manchas antigas

Finalmente, se já tem uma nódoa antiga na roupa, e deseja removê-la definitivamente precisa de:

  • Amido de milho ou talco
  • Ferro de passar

ferro-de-passar-talco

1º Passo – Aplique o amido de milho na roupa, na zona da mancha de óleo. Espalhe bem e deixe atuar durante cerca de 40 minutos. O amigo vai agir de forma a absorver toda a gordura extra.

2º Passo – Passe a roupa a ferro na zona da mancha. Convém que o ferro esteja bem quente, mas atenção para não danificar o tecido.

passar-roupa

3º Passo – Lave normalmente a roupa, a mancha deverá ter desaparecido

E pronto, se seguir estas dicas vai conseguir salvar as suas roupas usando produtos domésticos que já tem em sua casa.

Atenção, uma coisa que nunca deve fazer é lavar imediatamente a roupa com água quente! A alta temperatura faz com que a mancha fique ainda mais impregnada nas fibras do tecido. A primeira lavagem deve ser feita com água fria e só posteriormente se deverá lavar utilizando água quente.

Veja também: Como tirar manchas de roupas

Outra coisa que não deve fazer é passar uma roupa a ferro que tenha uma mancha de gordura. A menos que esteja a utilizar o amido de milho, a alta temperatura do ferro terá o mesmo efeito de impregnar a mancha, tornando-a quase impossível de remover depois disso.

Recomendados Para Você: