Como Dissolver Mel Cristalizado

Seu mel está cristalizado? Então isso é um bom sinal, pois isso demostra que o seu mel é realmente puro e de boa qualidade. O mel puro é extraído dos favos, tendo um aspecto de uma solução viscosa um pouco fluida. A cristalização do mel acontece por causa da umidade do ar e a temperatura baixa. Porém não precisa se preocupar na perda das propriedades do mel, pois o mel cristalizado conserva o mesmo valor terapêutico e nutritivo.

O mel tem vários benefícios como aumentar a energia, para tosse e infecção da garganta, prevenção do câncer e também para perda de peso. Sem dúvidas um grande aliado para nossa saúde.

A formação de cristais é uma propriedade natural do mel puro. Isso acontece quando não utilizado e mexido regularmente, principalmente em tempo frio (abaixo de 20ºC), o mel tem tendência para formar cristais tornando-se duro e granuloso. Isto não quer dizer que o seu mel esteja estragado. É possível voltar o mel a sua textura natural, para isso existem duas formas fáceis e rápidas para dissolver mel cristalizado que faz com que volte à textura líquida e suave.

Banho-Maria

mel-banho-maria

Coloque o jarro do mel com tampa dentro de água quente (não precisa de estar a ferver) em banho-maria.

Deixe repousar por cerca de 10 minutos até que os cristais se dissolvam.

Micro-ondas

mel-microondas

Se não quiser esperar, retire a tampa ao mel e coloque o boião no micro-ondas. Geralmente cerca de 10 – 15 segundos devem ser suficientes para derreter todos os cristais, mas tudo dependerá da potência do seu aparelho.

Veja também: Melhores sucos para tomar em jejum

Esperamos que essas dicas de como dissolver o mel cristalizado tenham ajudado. Se gostou compartilhe com seus amigos essas dicas podem ser úteis.

Recomendados Para Você: