Como Fazer Essência de Baunilha

A essência de baunilha ou extrato de baunilha são extraídos da fava de baunilha, sendo usadas como agentes aromatizantes em sobremesas, pães, bolos, pudins, coberturas e etc.


Quando a época das festas se começa a aproximar previna-se de antemão com uma boa quantidade de essência de baunilha caseira e natural.

Se já tem alguma experiência na confecção de bolos e pasteis sabe bem o quão importante é ter a essência de baunilha sempre à mão. Embora esteja disponível em vários supermercados ela é comercializada em quantidades muitas pequenas e por isso acaba por ser dispendiosa. Veja como fazer essência de baunilha em casa é surpreendentemente fácil e barato.

Preparar essência de baunilha

Antes de começar a preparar a essência é preciso ter já separado alguns itens para o preparo, os itens são:

  • Vagens de baunilha (qualquer tipo)
  • 1 garrafa de álcool de volume superior a 70% (Rum ou Vodka funcionam melhor)
  • Recipiente estanque

vagem-de-baunilha

Existem diversos tipos de baunilha, Madagáscar, Mexicana, Indiana e etc… Todos eles podem ser utilizados para fazer essência de baunilha.

Corte as vagens a meio e faça também um golpe longitudinal para as abrir. É importante que a vagem seja aberta para que o seu sabor impregne o álcool. Utilize 1 vagem por cada 50ml de álcool.

vanilla

Coloque a baunilha num recipiente que não entre ar.

vodka-baunilha

Para o álcool pode utilizar qualquer tipo acima de 70% de volume. Geralmente a vodka e o rum baratos funcionam bem pois não possuem um sabor demasiado acentuado.

Quanto mais barato o álcool melhor pois em princípio contém menos ingredientes aromáticos e mais álcool puro.

pote-com-baunilha

Guarde num local fresco e seco. O tempo de apuração leva algumas semanas no mínimo 5. Agite um pouco o frasco de semana a semana.

Veja também: Como fazer nutella caseira

Com o tempo o líquido ganhará coloração e sabor. Quanto maior o tempo de apuração mais intenso será o sabor.

Recomendados Para Você: