Como Evitar Ser Atingido Por um Raio em Caso de Trovoada

Nenhum local está completamente a salvo de ser atingido por um raio mas existem algumas precauções que podem ser tomadas para evitar ser atingido. Veja neste artigo as 13 coisas que devia saber sobre a trovoada e como evitar ser atingido por um raio.

13 Dicas para evitar ser atingido por um raio

1 – Quando o barulho do trovão é muito acentuado, isto significa que a tempestade e os relâmpagos estão próximos. Basta conseguir ouvir e/ou ver relâmpagos e trovões para poder estar em risco.

As tempestades que dão origem a trovoada geralmente surgem a meio do dia ou no início da noite altura em que a umidade é maior.

2 – Quando vir um relâmpago conte o número de segundos até ouvir o trovão e dívida por 5. O resultado indica a distância em milhas a que o centro da tempestade se encontra.

3 – Se o tempo entre o relâmpago e o som do trovão for inferior a 30 segundos procure um local seguro para se abrigar pois a tempestade está perto.

4 – Evite locais elevados, campos abertos ou acima do nível médio das árvores.

deitado-ajoelhado

5 – Se estiver numa zona aberta não se deite completamente na terra, em vez disso, ajoelhe-se com as mãos apoiadas no chão e a cabeça baixa entre as mesmas.

Se estiver num local elevado e muito íngreme como uma montanha, sente-se numa pedra ou em qualquer objeto não metálico.

Amarre uma corda à volta do tornozelo, isto permite ancorá-lo caso um relâmpago atinja as proximidades.

arvore-edificio-aberto

6 – Evite posicionar-se perto de árvores isoladas, abrigos de pic-nic, coretos. Grandes edifícios são mais seguros do que estruturas mais pequenas e abertas.

cova

7 – Pequenas depressões no terreno são igualmente perigosas pois a corrente transportada pela terra pode utilizá-lo como atalho entre a cova.

8 – Evite torres de comunicação, postes de eletricidade gradeamentos de metal e tendas isoladas.

descapotavel-carro

9 – Evite carros de golf e qualquer tipo de descapotável. Veículos fechados com todas as janelas fechadas como carros, camiões, carrinhas, autocarros constituem um bom abrigo para raios, no entanto convém evitar o contato com superfícies metálicas dentro e fora do veículo.

10 – Evite corpos de água como lagos, oceanos, piscinas e rios.

11 – Espere que a tempestade passe. Os relâmpagos geralmente diminuem com o tempo depois do último som de trovão mas podem permanecer durante mais de 30 minutos quer esteja sol e/ ou céu limpo.

torneira-janela

12 – Se se encontrar dentro de casa evite o contato com objetos e estruturas metálicas com ligação ao exterior como o chuveiro, canos, portas de metal bacias de lavatório e banheira, caixilhos metálicos.

13 – Evite o contato com equipamentos eléctricas, cabos eléctricos e aparelhos eléctricos como telefones, computadores e televisões.

tomada

Esperamos que essas dicas de como evitar ser atingido por um raio tenha ajudado. Se gostou compartilhe, essas dicas podem ser úteis para seus amigos.

Recomendados Para Você: