Como Fazer um Envelope

Precisa de enviar uma carta mas esqueceu-se de comprar envelopes? Tem um convite importante para mandar que necessita de um envelope especial? Gosta de personalizar a sua correspondência?


Se respondeu sim a alguma destas questões, está na hora de aprender a fazer os seus próprios envelopes. Esta é uma tarefa simples e que exige pouco material (que a maioria de nós tem em casa). Além de poupar dinheiro, pode sempre surpreender os destinatários com as suas habilidades manuais e criativas.

Para começar, tem que reunir os materiais necessários.

material

Folha de papel com tamanho suficiente para o que quer enviar

  • Cola
  • Tesoura ou x-ato
  • Régua e/ou esquadro

A folha de papel pode ser normal, de cartolina ou de outro gênero qualquer desde que tenha o tamanho adequado para ser a base do nosso envelope. Deverá ter também uma régua, ou esquadro, tesoura e cola. Tenha ainda em atenção que existem diversas técnicas para fazer envelopes “caseiros” sendo está uma das mais simples e rápidas.

Como Fazer Envelope

Depois de reunido todo o material, pegue na carta/convite/postal que quer enviar e meça a distância diagonal do canto superior esquerdo ao canto inferior direito.

medir-postal

É tempo depois para pegar na folha que escolheu para ser o seu envelope e, tendo em mente a distância medida no passo anterior, deverá desenhar um quadrado cujos lados medem mais 1 cm que essa medida. Por exemplo, caso tenha medido 8 cm, deverá desenhar um o seu quadrado será de 9x9cm.

medir-postal

Com a tesoura ou x-ato recorte o quadrado.

drobagem

Em seguida, coloque o quadrado que cortou na diagonal em relação à folha que quer enviar. Deverá colocar a carta/convite/postal no centro do quadrado e usá-lo para dobrar os quatro cantos do quadrado à sua volta.

Reforce a dobra inferior dobrando o triângulo extra para dentro.

drobagem-final

O último passo é a colagem: cole as duas abas laterais e a inferior, deixando apenas a superior “livre”. O seu envelope estará pronto.

Em poucos minutos, de uma forma fácil e simples, pode fazer envelopes e resolver a questão de não ter um envelope em casa quando mais precisa. Há ainda mais uma vantagem na opção de fazer você mesmo os seus envelopes: pode reutilizar pedaços de papel ou cartolina que tenham sobrado de outras atividades manuais, estando, assim, a reduzir o desperdício.

  • Fábio Luiz Mulazani

    Muito boa a informação!!!