5 Dicas Para Fazer o Churrasco Perfeito

Se tem uma coisa que todo brasileiro gosta de paixão é o famoso churrasco. Contudo, para fazer o churrasco perfeito é essencial seguir algumas dicas fundamentais.

Se você está pensando em fazer um churrasco com os amigos ou a família e quer saber o que é preciso fazer para preparar um churrasco perfeito, então continue lendo esse post e descubra as cinco dicas essenciais que todo churrasqueiro deve saber para preparar um churrasco de qualidade.

Primeiramente, quando você vai preparar um churrasco, uma das primeiras coisas que precisa saber é a quantidade de pessoas que estarão presentes no seu churrasco. Se não puder ter a quantidade exata, tente conseguir um número aproximado.

Dessa forma, você vai poder fazer uma estimativa de quanto de material e de comida será preciso comprar. Em relação às carnes, o recomendado é que o cálculo seja de 500 gramas por pessoa. Além disso, outras dicas também podem fazer toda a diferença no seu churrasco. Confira!

1. Variedade de comida

As nossas dicas para fazer o churrasco perfeito começam exatamente pelas carnes.

Procure comprar carnes variadas para diversificar os sabores e agradar todos os tipos de gostos. As preferidas são carne bovina, suína, de frango e linguiças diversas.

As partes mais nobres e mais procuradas são: picanha, ancho premium, filé mignon, alcatra, maminha, fraldinha, ponta de agulha, shoulder steak, assado de tira, costela premium e cupim.

Além disso, pense também nos acompanhamentos para as carnes e tenha à disposição dos seus convidados produtos como queijos, salada e arroz. Para paladares mais exóticos, tenha também algumas frutas como banana e pêssego.

2. Gordura da carne

Na hora de comprar as carnes, é preciso ter atenção ao grau de gordura intramuscular que elas apresentam.

Bons cortes possuem uma quantidade satisfatória de fibras brancas, conhecidas como marmoreio. Elas dão maciez e sabor à carne e quanto mais, melhor.

3. Tempero

Depois de compradas, as carnes precisam ser devidamente temperadas e isso significa usar apenas sal grosso. Ou seja, não use nenhum tipo de tempero (caseiro ou pronto) para temperar seus cortes simplesmente eles não precisam.

Basta usar sal grosso para ressaltar o sabor deles e pronto. Esta é uma das dicas para fazer o churrasco perfeito mais importantes.

4. Prepare um bom fogo

Outro componente essencial para o churrasco acontecer é o fogo e as nossas dicas para fazer o churrasco perfeito não poderia deixá-lo de fora.

A primeira recomendação é escolher um bom carvão para que ele consiga segurar a brasa por um tempo prolongado. Se puder, compre carvão de eucalipto.

Prefira sempre usar álcool em gel para acender o fogo. Outro tipo de álcool e demais produtos podem provocar uma combustão perigosa.

5. Observe a temperatura

Coloque a mão na direção em que a carne está sendo assada para verificar a temperatura.

Se aguentar o calor por sete segundos, a temperatura está correta. Caso, contrário, será preciso ajustar a distância da brasa ou diminuir o calor do fogo.

Como pode notar, as dicas para fazer o churrasco perfeito são simples e fáceis de aplicar. E você já pode chamar os amigos para colocá-las em prática no próximo fim de semana!

Recomendados Para Você: