Como Saber se Minha Gravidez é de Verdade?

Para não cair na armadilha da gravidez psicológica, você precisa realmente saber reconhecer se os sintomas são realmente válidos. E para que você aprenda a detectar se a gravidez é verdadeira, vamos te mostrar como isso é possível.


Entendendo a gravidez psicológica

A gravidez psicológica, de acordo com os psicólogos, está relacionada a uma ligação emocional. Sempre que aparece alguma mulher da família grávida, a glândula pituitária é afetada, provocando alterações de hormônios, e assim faz aparecer os falsos sintomas.

Como sabemos se realmente estamos grávidas?

1- Para as mulheres que sofrem de pseudociese, os sintomas chegam a ser verdadeiramente reais, há quem tenha até dores de parto, mas essa situação é comum somente em casos onde é possível analisar um estresse extremo.

2- No exame de sangue, é possível ter a certeza da gravidez, mas, caso você ainda sinta os sintomas, mesmo apresentando resultado negativo, você precisa procurar um médico.

3- Você deve se recordar quando teve relações sexuais pela última vez, e também se foi utilizado algum tipo de preservativo ou anticoncepcional. Você também precisa saber que o óvulo somente começa a fecundar depois de seis a dez dias, após uma relação sexual.

De olho nos sintomas

sintomas de gravidez

4- Cuidado com o prazo da menstruação: toda mulher necessita acompanhar o ciclo menstrual, afinal sabemos que, na maioria dos casos, mulheres com menstruação atrasada, podem estar provavelmente grávidas.

5- Verifique se há alteração hormonal, pois os hormônios durante a gravidez,  causam alterações visíveis, como o aumento dos seios.

6- Durante a gravidez, o cansaço pode ser maior. O cansaço excessivo é causado pela progesterona. Que faz com que o corpo fique pouco produtivo.

7- É comum sentir enjôo a cheiros fortes e alguns alimentos, ou até mesmo desejo por outros alimentos.

8- Excesso de urina também pode ser sintoma da gravidez, devido ao fato do bebê permanecer pressionado na bexiga da mãe.

7- Cuidado com sintomas de sangramento: há algumas mulheres que podem apresentar sangramento ou apresentar secreções de tom marrom, mas que ainda sim, também é um sintoma de gravidez.

8- Mudança de humor, embora pareça comum, em mulheres grávidas pode ser constante.

9- Caso sinta tonturas, preste muita atenção, para verificar se realmente é uma gravidez, ou sintoma de alguma doença.

10- Sempre consulte seu ginecologista: ao sentir os sintomas, procure seu médico, principalmente se o resultado der positivo.

Veja também: Como saber o sexo do bebê

Cuidando do corpo na gravidez

Tenha uma alimentação saudável, evite ao máximo cremes anti-idade, maquiagens, tinta de cabelo. A química pode prejudicar a evolução do bebê, inclusive a da formação do cérebro.

Você precisa cuidar bem de sua saúde durante a gravidez, em caso de falso sintoma, procure urgentemente um psicólogo. Analise bem os sintomas já citados, e caso se você sentir algum deles, você precisa também de um ultrassom.

Após o exame de sangue, o ultrassom é o método mais indicado, para verificar se existe um feto no ventre. E se houver, você deve iniciar o pré-natal, para garantir que o bebê tenha saúde.