O Que as Hashtags #TBT e #FBF Significam?

Com a popularização das redes sociais, muitas expressões e rotinas destes sites acabaram sendo incorporadas naturalmente ao nosso cotidiano. Uma destas práticas que se tornou comum é a do uso das hashtags, servindo com uma ferramenta para facilitar buscas e unir pessoas que estão falando do mesmo assunto. As hashtags #TBT e #FBF são bastante comuns nas redes, mas o que elas significam?


O que são hashtags e para que elas servem?

As hashtags se popularizaram nas redes sociais e tem sido largamente usadas por boa parte da comunidade. No Twitter, Facebook e Instagram elas são bastante comuns, sendo uma forma de expressão e de identificação entre os grupos.

Sua popularização se desenvolveu principalmente através do Twitter, a rede social de microtextos, onde o uso de hashtags foi destacado por ser uma forma de organizar o conteúdo que circulava na rede. Quando uma pessoa fazia uma publicação e usava a hashtags, automaticamente era agrupada com outras publicações que também faziam o mesmo. Logo, você poderia conferir as pessoas pelo mundo todo estavam falando sobre o mesmo tema, dando suas opiniões, criando piadas ou simplesmente apoiando uma causa. Desta forma, as hashtags surgem como uma forma de organizar o conteúdo de uma rede social e também unir pessoas que estão falando de um mesmo assunto, independente de onde elas estejam no globo.

Por esse motivo, algumas hashtags acabaram se tornando bastante populares e utilizadas com freqüência pela comunidade, tendo um significado em especial, como é o caso da #TBT e #FBF.

Hashtag #TBT

A hastag #TBT é a sigla para a expressão em inglês Throwback Thursday, que em um tradução livre seria como a quinta-feira do passado ou ainda do retrocesso, bem ao pé da letra. É um dia destinado a recordação de memórias com pessoas que também as dividiram com você. É comum que através dessa hashtag sejam lembrados acontecimentos que ocorram no passado e também passagens pessoais, quando esteve com um determinado amigo em lugar e gostaria de recordar, por exemplo.

Todas as quintas-feiras nas redes sociais, essa hastag torna-se comum, especialmente no Instagram e no Twitter, onde milhares, para não dizer milhões, de pessoas compartilham memórias e acontecimentos do seu passado.

Assim, logo vemos a hashtag sendo usada como uma forma de integração e atividade em grupo entre pessoas distribuídas pelo mundo, mesmo sem se conhecerem.

Hashtag #FBF

A hashtag #FBF surgiu como uma derivação da #TBT, sendo usada como um complemento ou uma extensão da anterior. A sigla em inglês significa Flashback Friday, ou em português a sexta-feira do flashback, como uma referência direta a anterior.

Basicamente ela serve para o mesmo propósito da #TBT, servindo como uma boa desculpa para relembrar acontecimentos do passado mesmo se você esqueceu de fazer isso na quinta-feira. Assim, ou você tem uma segunda chance para relembrar acontecimentos ou pode compensar aquilo  que lembrou, mas gera era tarde demais para compartilhar no dia anterior.

O uso de hashtags como #TBT e #FBF servem como uma forma de integrar os milhões que freqüentam as redes sociais e também podem ser uma excelente forma de se destacar na multidão, para aqueles que buscam o estrelato online. Use com sabedoria.