Como Fazer Licor de Café

Usado no passado como digestivo, o licor continua popular um pouco por todo o mundo. Esta bebida feita da infusão de ingredientes de sabor acentuado, é geralmente servida após o jantar ou até mesmo usada para preparar em cocktails, sobremesas e doces.

O licor de café é um licor que qualquer amante de café deve experimentar, devido ao seu delicioso e original sabor. Aqui mostramos uma receita prática e rápida para que possa preparar o seu licor caseiro a baixo custo, e desfrutar deste sabor inconfundível. A receita é simples e a única coisa que precisa é paciência pois o seu sabor melhora com o tempo.

Veja também: Como fazer licor de morango

Ingredientes e utensílios

  •  1 litro de aguardente
  •  200 gramas de grão de café torrado
  •  200 ml de água
  •  450 gramas de açúcar
  •  Um recipiente de vidro que vede bem
  •  Filtros de pano ou de papel reforçado
  •  Uma licoreira

Modo de preparação

  1. Coloque os grãos de café e a aguardente num recipiente de vidro bem vedado. Reserve, num local seco e escuro durante cerca de 20 a 30 dias.
  2. Durante este período deve agitar o frasco com a maior regularidade possível, com uma frequência de pelo menos 5 em 5 dias.
  3. Passado o período de 20 a 30 dias, filtre a mistura utilizando um filtro de pano ou de papel reforçado. Pode optar por reservar parte dos grãos de café no licor, o que irá intensificar o sabor do com o tempo e proporcionar um aspeto visual agradável.
  4. Numa panela, coloque o açúcar e a água e leve a lume brando. Não deve deixar a mistura engrossar demasiado. Após o açúcar derreter, esta deve ter a consistência de um xarope. Após ferver, deixe arrefecer por completo.
  5. Acrescente a mistura ao frasco que contém a mistura de café e aguardente. Reserve durante cerca de 1 dia.
  6. No dia seguinte, agite bem o líquido e volte a filtrar.
  7. Coloque o preparado numa licoreira.

Pode consumir de imediato mas o ideal será esperar cerca de 30 dias para garantir um sabor ainda mais acentuado. Quanto mais tempo passar, mais intensificado será o sabor.