Como Limpar o Fígado

Hoje em dia muitas pessoas têm problemas com o fígado intoxicado, por causa de uma alimentação nenhum pouco saudável ou uma dieta desiquilibrada. Independente do motivo, isso pode trazer alguns problemas para nosso fígado, pois ele terá dificuldades em eliminar as toxinas do nosso organismo. Para ajudar essas pessoas separamos alguns alimentos que o ajudam o fígado a desintoxicar livrando-se de substâncias nocivas acumuladas pelo organismo no dia-a-dia.

14 alimentos que deve comer para o ajudar a limpar o fígado

Conheça alguns alimentos que podemos aderir em nossa alimentação para ajudar a desintoxicar o fígado e ter uma vida mais saudável.

Toranja

toranja

A toranja ajuda o fígado a produzir enzimas que contribuem para o seu processo natural de limpeza.

O elevado teor em vitamina C e propriedades antioxidantes da toranja ajudam a limpar toxinas e carcinógenos.

Alho

alho

O alho é um poderoso antibiótico natural. É rico em alicina e selénio que ajudam o fígado a eliminar toxinas.

Beterraba e cenoura

beterraba-e-cenoura

Ajudam a manter a saúde do fígado através de substâncias como o betacaroteno e flavonoides.

Maçã

maca

Ajuda a limpar o tracto digestivo através do seu elevado teor em pectina. Expulsar as toxinas do tracto digestivo e facilita o processo de limpeza do fígado.

Abacate

abacate

O abacate é um superalimento com elevado teor nutricional. A glutationa presente no abacate é um composto utilizado pelo fígado para proceder à sua limpeza.

Azeite

azeite

Óleos orgânicos como o azeite, óleo de linhaça ou de cânhamo, quando em doses moderadas, formam uma base gordurosa que ajuda a absorver as impurezas e toxinas do organismo, facilitando assim o trabalho de limpeza do fígado.

Vegetais de folha verde

folhas-verdes-salada

Os legumes de folha verde ajudam a limpar a corrente sanguínea de subprodutos nocivos especialmente metais pesados, químicos e pesticidas.

Rúcula, folha de dente de leão, chicória, espinafre e folha de mostarda-castanha ajudam na produção da bílis, essencial no processo de limpeza do sangue e dos órgãos.

Limão e lima

limao

O seu teor de vitamina C ajuda o organismo a tornar solúveis as substâncias tóxicas acumuladas.

Beba sumo natural de lima ou limão (acabado de espremer) pela manhã para ajudar a estimular a função hepática.

Nozes

nozes

São ricas no amino ácido arginina que ajudam o fígado a processar o amoníaco.

O seu teor de glutationa e ácidos gordos ômega 3 ajudam o fígado a manter o seu processo normal de limpeza.

Vegetais crucíferos

brocolis

Os vegetais crucíferos como a couve-flor e brócolis aumentam a quantidade de glucosinolatos no organismo que estimulam o fígado a produzir as enzimas que contribuem para a eliminação de carcinogêneos e outras toxinas.

Açafrão

acafrao

O açafrão é um poderoso agente desintoxicam-te para o fígado com um forte poder ativador da produção das enzimas que neutralizam os agentes carcinógenos.

Condimente os seus pratos vegetarianos com estas especiarias para aproveitar o seu efeito benéfico.

Grãos

quinoa

Os grãos sem glúten como a quinoa, trigo sarraceno e milho – painço são uma boa alternativa de substituição aos produtos com glúten que contém um maior número de substâncias toxicas para o organismo.

Repolho

repolho

Ajuda a estimular duas enzimas essenciais à limpeza do fígado.

Chá verde

cha-verde

O chá verde possui catequinas e uma grande quantidade de substâncias antioxidantes que ajudam a promover a função hepática.

Veja também: Como fazer sucos para limpar o fígado

Lembre-se: Este artigo é de caráter informativo, não temos a capacidade de receitar nenhum tratamento médico ou qualquer diagnóstico. Recomendamos que procure um médico no caso de demostrar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Recomendados Para Você: