Como Limpar Vidros e Espelhos Sem Deixar Manchas

Quem tem muitos espelhos e vidros em casa sabe o quão difícil é limpá-los de modo a deixá-los brilhantes e limpos sem marcas. Quando se limpa um espelho, por vezes quanto mais se esfrega mais manchas ficam o que se torna cansativo e pouco produtivo. Ora hoje em dia cada vez mais móveis e acessórios decorativos usam superfícies de vidro. Desde roupeiros espelhados, mesas, janelas e portas de vidro, é importante saber como limpar estas superfícies e mais importante, sem as danificar. Aprenda alguns truques e siga estes conselhos da próxima vez que fizer a limpeza  de casa.

Como limpar vidros e espelhos sem deixar manchas

1. Material de limpeza:

material-limpeza

Para limpar vidros e espelhos, o ideal é usar esponjas macias que não risquem a superfície e panos de algodão que não deixem fiapos. Existem esponjas com dupla face que permitem usar um dos lados (esponja macia) para lavar e o outro (pano de flanela ou camurça) para secar pelo que esta é uma boa opção. O papel toalha é um material excelente para finalizar a limpeza pois não risca e ajuda a polir eficazmente.

2. Produtos de limpeza

produtos-de-limpeza

O ideal é usar sempre produtos naturais. O uso de detergente e vinagre costuma ser bastante eficaz, deixando os vidros mais transparentes, enquanto que o álcool os deixa mais limpos. O comum limpa-vidros que pode ser encontrado em qualquer supermercado, pode também ser usado, mas não convém aplicar diretamente em superfícies sujeitas à ação da gordura como é o caso da mesa da cozinha ou a janela da mesma. Nesses casos convém primeiro usar um desengordurante neutro, e só depois aplicar o limpa vidros, ou a mistura de detergente e vinagre. Alternativamente pode fazer o seu próprio limpa vidros:

Veja também: Como limpar a casa com borato de sódio

Se quiser fazer o seu limpa vidros caseiro, em vez de usar um de compra, basta misturar 2 colheres de sopa de amônia (ou alternativamente vinagre ou sumo de limão) , meio copo de álcool e 1 colher de café de detergente. Basta colocar a mistura num recipiente borrifador e agitar bem antes de usar.

3. Como limpar:

limpar-vidro

Deve fazer a limpeza com movimentos feitos numa única direção para que não fiquem marcas. Um dos métodos de limpeza que pode usar consiste no seguinte:

  • Passe papel seco no espelho ou vidro com movimentos numa única direção ou circulares (neste passo ainda não faz tanta diferença pois a superfície está seca). Não se esqueça que nesta altura não deve usar qualquer produto, a ideia é apenas remover o pó ou sujidade. Alternativamente pode usar um espanador.
  • Se existir gordura, passe uma esponja macia na superfície, mergulhada previamente em água e algumas gotas de detergente.
  • Usando um pano macio e molhado enxague o sabão. Finalize usando um pano seco para secar a superfície.
  • Finalmente, passe um pouco de papel toalha mergulhado num pouco de álcool o que deixará a superfície ainda mais limpa e brilhante.

No caso de uma janela bastante suja e com cantos que têm sujidade difícil de remover:

  • Aplique um pouco de vinagre nos cantos da janela e deixe atuar. O vinagre vai amolecer a sujidade tornando-a mais fácil de remover.
  • Use um objeto pontiagudo envolvido num pano para limpar os cantos da janela (um palito de churrasco por exemplo).
  • Limpe os vidros usando uma mistura de 5 litros de água com uma colher de sopa de vinagre, e 1 colher de sopa de água. Use uma esponja macia para o efeito. Depois de seco, aplique o limpa vidros para finalizar.

Veja também: Como desentupir a pia

4. Nunca use:

Panos ou esponjas ásperas pois podem riscar os vidros. Jornais: Embora esse seja um método desde há muito tempo utilizado, normalmente só é eficaz nas primeiras vezes. Depois disso a tinta pode começar a ficar impregnada na superfície e os espelhos e vidros podem começar a ter um aspecto baço.

Recomendados Para Você: