Como Fazer Molho Branco em Poucos Passos

O molho branco é um complemento ótimo para incrementar receitas e torná-las ainda mais deliciosas, sendo um acompanhamento muito versátil para ser servido com diferentes pratos, como macarrão, lasanhas, panquecas, entre outras receitas, especialmente massas.


Mas não apenas as massas são boas receitas para se utilizar o molho branco como complemento. Pratos como carnes assadas, aves, peixes e até mesmo saladas podem ficar muito melhores quando acompanhados do molho branco.

Veja também: Como cozinhar macarrão

Além de ser uma ótima opção para várias receitas, o molho branco é fácil de ser feito e com pouco trabalho, se tornando uma alternativa ainda mais atrativa para complementar seus pratos.

Ingredientes

Para o preparo do molho branco serão necessários:

  • Dois copos de leite
  • Duas colheres de margarina
  • Dois dentes de alho bem picados
  • Meia cebola picada
  • Duas colheres de farinha de trigo ou amido de milho
  • Um tablete de caldo de legumes
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, ou vasilhame, dissolva a farinha de trigo ou amido de milho utilizando meio copo de leite. Mexa bem até que a farinha esteja completamente dissolvida, evitando que fique empelotada.

Após isso, em uma panela utilize a margarina para dourar o alho e a cebola. Quando estiverem bem dourados adicione o leite com a farinha dissolvida e mexa lentamente enquanto adiciona o restante do leite.

Siga mexendo até que atinja a fervura, e então adicione o caldo de legumes e sal a gosto se achar necessário. Continue mexendo constantemente até que o molho tome uma consistência cremosa e tire do fogo. Vale ressaltar que quanto mais tempo de cozimento mais espesso será o molho, então para um molho mais ralo cozinhe por menos tempo, enquanto para um molho mais encorpado deixe no fogo por mais tempo.

Uma boa dica para tornar o molho branco ainda melhor é adicionar creme de leite ao molho, deixando-o mais saboroso e cremoso. O creme de leite deve ser adicionado logo após o cozimento, antes que o molho seja retirado da panela.

Agora resta apenas escolher qual receita incrementar com o delicioso molho branco, deixando seus pratos ainda melhores e suas refeições cada vez mais apetitosas.

Recomendados Para Você: