Como Plantar Bambu – Tipos de Plantação e Manutenção

As canas de bambu são muito mais econômicas do que as que são comercializadas em vasos. Seguindo alguns procedimentos simples, também estas podem ser plantadas de forma rápida e eficaz. As canas de bambu devem ser plantadas o mais depressa possível após terem sido desenraizadas pois é muito importante que as raízes não sequem. É aconselhável que o bambu seja plantado durante o outono.


Material necessário

  • Canas de bambu com raiz
  • Saco plástico
  • Terra e / ou composto
  • Regador
  • Tesoura de poda
  • Musgo e/ou outra matéria orgânica

1. Mantenha as raízes úmidas

Para que as raízes não sequem antes de as plantar, coloque-as num saco plástico com uma mistura de terra e musgo ou composto úmidos. Não se esqueça de manter sempre esta mistura úmida até plantar.

2. Junte matéria orgânica

Cave na terra um buraco maior do que o volume da mistura das raízes e musgo ou composto. No fundo do buraco coloque matéria orgânica fertilizante (composto) e misture com a terra.

3. Coloque as raízes suavemente

Retire o bambu do saco colocando-o as raízes suavemente dentro do buraco de plantação. mantenha sempre as canas na vertical e vá adicionando mais mistura de terra e composto pressionando sempre para baixo para evitar a formação de bolsas de ar.

4. Pressione firmemente

Depois de inseridas as raízes na terra preencha com mistura de terra e composto o espaço à volta das canas até atingir o nível normal do solo à volta. Caso tenha desenraizado recentemente as plantas estas podem ter ainda a marca do nível a que estavam enterradas, pode seguir-se por ele como medida ideal.

5. Manutenção

Depois de plantar as canas retire as regularmente as ervas da zona circundante durante as primeiras semanas. Regue sempre para que a raiz não corra o risco se secar. O bambu deve ser podados de dois em dois anos no início da Primavera. Corte as canas secas e as mais fracas sempre ao nível do solo.

Como plantar bambu por espaçamento triangular?

Para  plantações comerciais de madeira de bambu , o plantio escalonado em uma grade triangular é recomendado. Isto envolve escavar poços em linhas alternadas na mesma linha, com a fileira no meio que consiste nos poços coloque no ponto center da fileira precedente.

Isto permite uma exploração ótima da área de plantação e maximiza o espaço de distribuição disponível para cada grupo de bambu. Igualmente garante uma distância igual entre fileiras das plantas, que podem ser usadas para a produção composta orgânica, e permite a passagem fácil.

Como plantar bambu em poços?

Depois de limpar a terra e antes de cavar os poços, a área de plantação de bambu deve ser medida e marcada com varas do ponto que será o centro do poço.

O poço deve ser  largo e profundo o  suficiente para garantir que as raízes das plantas de bambu têm espaço suficiente, e não são contidos na sua busca de umidade e nutrientes. É melhor preparar os poços antes da estação chuvosa, e o solo escavado exposto às condições climáticas.

Como regra geral: quanto maior o poço, melhor o crescimento dos rizomas. Os deslocamentos e rizomas devem ser plantados em poços de 60 x 60 x 60 a 100 x 100 x 100 centímetros. Para mudas e estacas de ramo, o tamanho pode ser reduzido para 30 x 30 x 30 ou 45 x 45 x 45 centímetros.

Como plantar bambu em poços:

  • Poucos dias antes do plantio, completamente  virar o solo  no poço.
  • Remova as ervas daninhas concorrentes  e vegetação dentro de um raio de 50 centímetros ao redor do poço.
  • Para um tamanho de poço de 60 x 60 x 60 centímetros, misture o solo com aproximadamente 5 kg de estrume de curral, 100 gramas de ureia, 100 gramas de super fosfato e 50 gramas de muriato de potássio. O nitrogênio na forma de amônio aumenta a absorção de água, resultando em um crescimento  mais rápido .
  • Coloque a planta verticalmente na cova, garantindo que as raízes não enrolar.
  • Nivele o poço com o solo misturado e enriquecido.
  • Após o plantio,  irrigar  com 12-20 litros de água, dependendo das condições climáticas atuais. Isso irá fornecer a umidade necessária para o rizoma e raízes, e comprimir o solo solto ao redor da planta.
  • Repita a rega no dia seguinte, moderando a quantidade de água, se necessário. Durante as próximas 10 semanas, continue a irrigar se não houver chuva suficiente, inicialmente em intervalos diários, estendendo-se mais tarde para uma vez em três dias.

Recomendados Para Você: