Como Rastrear Encomendas dos Correios – Passo a Passo com Imagens

Seja um cartão postal ou um pacote com dezenas de itens, normalmente ficamos apreensivos quando uma entrega será feita em nosso endereço; o problema é que nem sempre sabemos quando ela vai chegar e, dependendo da situação, acabamos ficando “presos” em casa para recebê-la.


Através dos Correios, é possível rastrear o que foi enviado a partir de um código de 13 dígitos que o remetente precisa solicitar e repassar para que o destinatário possa checar de tempo em tempo como e por onde anda sua encomenda.

Passo 1. Acompanhar o envio de uma encomenda pelo site dos Correios é muito simples e rápido uma vez que se tem em mãos o código de rastreamento. Basta acessar o site oficial do serviço clicando aqui e seguir nosso passo a passo abaixo.

Passo 2. A própria página inicial do site dos Correios é fácil de ser compreendida e, caso você só tenha uma encomenda para rastrear, não precisará de muitos cliques: ao abrir o site, na coluna direita é possível encontrar o campo de Rastreamento de Objetos, onde digita-se o código conforme se lê no exemplo (com espaços e letras maiúsculas). Caso você possua mais de um código para consultar, basta clicar na aba Sistemas, o último botão do menu cinza.

Passo 3. Uma vez que tenha clicado em Sistemas, diversas opções aparecerão – é possível consultar preços e prazos, buscar agências e agendar coletas, por exemplo – e para chegar à página de consulta de mais de um código, basta clicar no segundo ícone: Rastreamento de objetos.

Passo 4. A página acima abrirá e você deve digitar os códigos (existe um limite de 50 por consulta) separados com ponto e vírgula – desta vez, sem espaços mesmo ao digitar um novo número.

Passo 5. Uma nova tela abrirá nas duas formas de consulta, com horários de saída da sua encomenda, de onde ela saiu, onde está no momento e uma estimativa de quando chegará até você. Caso você precise rastrear um objeto que está em outro país, no menu à esquerda é possível encontrar esta opção, que abrirá a tela abaixo, onde, mais uma vez, basta digitar o código (em inglês, tracking number) fornecido pelo remetente.

Existem alguns aplicativos criados especialmente para rastrear encomendas dos Correios em dispositivos com sistema Android, iOS e até Windows Phone. Um dos mais populares para Android é o Correios – Rastreamento Fácil da empresa Outfall Inc, onde a opção de consulta é a primeira ao abrir o app. Simples e muito funcional.

É importante ressaltar que os Correios nunca solicitam nenhum tipo de download para que você possa consultar seus objetos, portanto, evite sites não oficiais, principalmente se solicitarem informações pessoais e instalações.

Recomendados Para Você: