Quais São os Sintomas da Falta de Magnésio

O magnésio é um dos minerais mais importantes para o nosso equilíbrio e bem-estar. Ele é muito versátil ocupando múltiplas funções no corpo. A falta de magnésio pode causar problemas como alterações do metabolismo interno diabetes, asma, insônias, ansiedade, ataques de pânico e problemas cardíacos.


A carência deste mineral geralmente acontece devido a uma dieta fraca em vitaminas e minerais, alcoolismo, diabetes, vômitos frequentes e/ou diarreia.

Tem um papel importante na regulação do sistema nervoso, muscular e pressão sanguínea. Contribuí para a absorção de vitamina D e é essencial para o fortalecimento do sistema imunitário ajudando a prevenir doenças como arteriosclerose.

Cerca de 50 a 60 por cento do magnésio que nos constituí encontra-se nos ossos.

As doses aconselhadas variam com a idade, sexo e alteram com a gravidez e lactação.

quantidade-de-magnesio

O seu consumo excessivo prolongado pode ser prejudicial ao sistema nervoso.

Para aumentar o seu consumo de Magnésio procure alimentos ricos neste mineral:

Pão, massas e cereais integrais, leite, anchovas em conserva de óleo, amendoins, legumes como as hortaliças, feijão verde, salsa e agrião, berbigões ao natural, peixe fresco e bananas.

Sintomas de falta de magnésio

A carência de magnésio geralmente resulta em alguns sinais de alerta:

Enxaquecas e dores de cabeça frequentes

dor-de-cabeca

Um nível baixo de magnésio no cérebro pode provocar dores de cabeça e enxaquecas.

Veja também: Como aliviar enxaquecas de forma natural

Da mesma forma, pessoas que costumam ter enxaquecas fortes são muitas vezes tratadas com suplementos de magnésio.

Ansiedade e depressão

O magnésio ajuda a regular o sistema nervoso o que contribui para a estabilidade emocional. Se se sente mais irritável que o normal e com dificuldade em conseguir relaxar, este pode ser um sinal de deficiência de magnésio. Estudos revelam que uma carência grave de magnésio pode levar a alterações comportamentais, depressão e irritabilidade. Se esta for a causa, quando os valores de magnésio são repostos, os sintomas desaparecem.

 Alterações do Ritmo cardíaco

doutor-coracao

O papel importante que o magnésio desempenha na regulação do ritmo cardíaco, implica que quando este mineral está em falta o sistema fique comprometido.

O transporte de cálcio e potássio até às células é assegurado pelo magnésio. Este é um processo importante para manter o ritmo do coração estável.

Um ritmo cardíaco irregular e problemas circulatórios são um bom indicador da falta de magnésio.

Cãibras e espasmos musculares

Muitas pessoas ligam o aparecimento de cãibras e espasmos musculares à falta de magnésio, isto porque este mineral ajuda a reduzir a incidência de dores musculares bloqueando os receptores de dor no cérebro.

O magnésio e o potássio são ambos importantes para o sistema muscular, mas sem o magnésio o corpo tem uma maior dificuldade em absorver o potássio, comprometendo ainda mais todo o sistema.

Para além de câimbras frequentes, outros sintomas musculares como tremores nos músculos e e pálpebras podem também indicar carência de magnésio

Fadiga

fadiga

A fraqueza ou fadiga é um dos primeiros sintomas da falta de magnésio.

O magnésio é um dos responsáveis pelo processo de transformação dos açúcares em energia o que contribui para a regulação de uma atividade metabólica normal.

Para além disso, o magnésio ajuda também a processar outras vitaminas e minerais como o fósforo, vitamina C, cálcio, e zinco, essenciais para ajudar o corpo a retirar energia dos alimentos.

Pressão Alta

O magnésio é um dos minerais mais importantes na estabilização do sistema vascular. A sua ação vaso dilatadora é o que confere adaptabilidade aos vasos sanguíneos ajudando o sangue a fluir. A deficiência em magnésio está por isso ligada à hipertensão.

Perda de apetite

sem-apetite

Um baixo teor de magnésio dificulta o processo digestivo o que pode causar vômitos, náuseas e perda de apetite.

Insônias

insonia

O magnésio ajuda o corpo a relaxar atuando sobre os neurotransmissores cerebrais responsáveis pela regulação das transições entre estado de alerta e relaxamento. Desta forma um nível adequado de magnésio, contribui não só para adormecer melhor como também para um melhor acordar.

Veja também: Como lidar com a insônia

Dificuldade de concentração

O papel importante que o magnésio tem ao nível do cérebro e sistema nervoso central faz com que a falta deste mineral possa causar dificuldades de raciocínio e perda de memória. Níveis insuficientes de magnésio no cérebro tornam-no mais propício a confusões e menos capaz de aprender.

A carência prolongada de magnésio pode levar a doenças como Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla.

Odor corporal

O magnésio ajuda a controlar a atividade das glândulas sudoríparas e a neutralizar os químicos corporais que provocam o mau odor. Uma falta de magnésio pode levar a sudação excessiva, inclusive sudação noturna.

Veja também: Quais são os sintomas das plaquetas baixas

Lembre-se: Este artigo é de caráter informativo, não temos a capacidade de receitar nenhum tratamento médico ou qualquer diagnóstico. Recomendamos que procure um médico no caso de demostrar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Recomendados Para Você: