Como Tratar Gengivas Inflamadas

Vermelhidão, dor, inchaço, sangramento e incômodo. Ninguém gosta de sentir isso, não é mesmo? Mas quando o assunto é gengivas inflamadas não tem como escapar desses temidos sintomas.


A origem de inflamação nas gengivas pode ser as mais diversas possíveis, mas existem algumas dicas que podem ajudar no tratamento deste problema, já que se não resolvido, pode levar a sérios problemas bucais e de saúde.

Se você está com as gengivas inflamadas ou conhece alguém que está passando por esse problema e deseja saber como resolver isso o mais rápido possível, confira a seguir as melhores dicas para tratar esse tipo de problema e garantir que as suas gengivas voltem a ficar saudáveis.

Dicas para tratar gengivas inflamadas

A gengiva é uma parte sensível da boca e é constantemente exposta a várias bactérias que, se não eliminadas, podem causar inflamação.

Primeiramente é bom entender algumas causas do problema para que ele seja prevenido.

Umas das mais comuns é o acúmulo de tártaro e a falta de nutrientes na dieta.

Mas se você tiver uma higiene bucal adequada e uma dieta rica em nutrientes, principalmente vitamina C e ferro, então as chances de você desenvolver este problema são praticamente nulas.

Agora se você faz parte do pequeno percentual de pessoas que toma todos os cuidados citados acima e ainda assim apresenta as gengivas inflamadas então a primeira dica para tratar este problema é:

Escovar os dentes e fazer enxágue bucal regularmente

Escovar os dentes e fazer enxágue bucal regularmente com produtos específicos para inflamação na gengiva, como pastas desenvolvidas exclusivamente para esse problema, pode ajudar contra a dor, inchaço, sangramento e demais incômodos.

É importante fazer uma escovação adequada, utilizando uma escova de cerdas macias, com duração de 3 a 5 minutos, sem esquecer de usar o fio dental após a escovação dos dentes.

Veja também: Como curar aftas da boca

Massageie o local afetado

Fazer massagem no local é uma também dica. Use o dedo indicador para esfregar as gengivas suavemente. Isso pode ajudar para que a circulação do sangue aumente no local.

Utilize remédios caseiros

Alguns remédios caseiros também têm os seus benefícios, como a água com sal que impede a proliferação de bactérias.

Sal e água morna

Misture sal em um pouco de água morna e fique um tempo com o líquido na boca. Repita o processo algumas vezes por dia.

Use bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é outra opção. Misture-o com a água até fazer uma pasta e esfregue nas gengivas, depois as lave cuidadosamente. Assim como o sal, o bicabornato possui ação bactericida.

Faça gargarejo com chá de camomila

É interessante preparar o chá natural, feito direto com a erva. Depois de pronto, espere esfriar e faça o gargarejo. Três colheres de sopa, duas vezes ao dia é o suficiente. A camomila ajuda a melhorar a circulação e o seu efeito calmante ameniza a dor e o inchaço.

Use óleo de melaleuca

Outro bactericida muito utilizado no tratamento das gengivas inflamadas é o óleo de melaleuca. Este é um ingrediente natural que possui excelentes propriedades antibióticas e que sem dúvida alguma vai ajuda-lo no tratamento desse tipo de problema.

Evite comprar variações com aditivos desse óleo, opte pelo produto natural e puro. O óleo de cravo também é um aliado no combate desse problema. Esfregue-o nas gengivas afetadas, você pode sentir uma pequena queimação, mas ela diminuiu com o tempo.

Use Aloe Vera

Aloe Vera pode ser utilizada tanto em pasta como em gel para esse tratamento. São produtos fáceis de encontrar e também grandes aliados. Com a pasta você faz a higienização da boca, já com o gel é possível fazer gargarejos com água.

Mel para massagear a gengiva

Se a massagem na gengiva por si só já ajuda, imagina se ela for feita com mel? Os efeitos positivos aumentam! O mel tem ação antisséptica e antibiótica, eliminando a infecção da área afetada.

Suco natural de limão

Usar suco de natural de limão para fazer bochecho ajuda a desinflamar as gengivas, já que o limão tem propriedades anti-inflamatórias, além de conter vitamina C, um nutriente eficaz contra a infecção e também útil na prevenção.

Vale ressaltar que nenhum desses tratamentos substitui a ida ao dentista, pois somente ele pode indicar qual melhor remédio e tratamento para gengivas inflamadas.