Como Fazer Trufas Caseiras de Modo Fácil e em Poucos Passos

Quem é que não tem aquela vontade de comer um docinho depois do almoço, não é mesmo? Ou até mesmo durante a tarde? Pois é. Só que nem sempre temos um doce por perto para matar a vontade. Uma solução para isso é fabricar os próprios docinhos e carregá-los consigo – assim você terá para onde correr na hora que o desejo apertar.


Quer aprender como fazer deliciosas trufas para matar a vontade? Ao aprender a receita de trufas, você também adquire uma opção para ganhar um dinheirinho a mais: vendendo as trufas para amigos, familiares e colegas de trabalho. Veja só como é fácil!

Ingredientes para a casquinha

  • Forminha para trufas
  • Chocolate meio amargo
  • Chocolate ao leite

Modo de preparo

Para fazer as trufas, você vai precisar primeiramente de uma forminha de trufas, é claro! Com a forminha em mãos, unte-a com manteiga.

Em seguida, misture os chocolates meio amargo e ao leite e derreta. Para derreter, você pode utilizar o micro-ondas, levando o chocolate de 30 em 30 segundos até derreter completamente. Ou então, utilizar a velha prática do banho-maria. Para essa segunda opção, coloque os pedaços de chocolate em um recipiente de plástico, e em seguida, coloque esse recipiente dentro de uma panela com água e leve ao fogo, mexendo sempre, até o chocolate derreter por completo.

Com o chocolate derretido, coloque uma pequena quantidade nas forminhas de trufa, garantindo que ela seja coberta por inteiro pelo chocolate. Use um pincel para facilitar. Depois disso, leve a forminha para o freezer e espere o chocolate endurecer, por aproximadamente trinta minutos.

Com a casquinha pronta, coloque o recheio de sua preferência e cubra com o chocolate derretido, “fechando” a sua trufa. Leve para gelar por aproximadamente três horas, e pronto! É só desenformar e se deliciar.

Veja também: Como fazer ovo de Páscoa caseiro

Recheio para trufas

Para o recheio de suas trufas, você pode usar a opção de sua preferência. Os mais tradicionais são: brigadeiro, limão e maracujá.

Para fazer o recheio de brigadeiro, basta fazer o brigadeiro tradicional na panela e utilizá-lo para rechear suas trufas. Já para os recheios de limão ou maracujá, você pode preparar um mousse dessas frutas, batendo-as com leite condensado e creme de leite. Com o creme, é só colocá-lo como recheio e pronto!