Como Usar Panela de Pressão Corretamente

A panela de pressão, se não utilizada corretamente pode se tornar um instrumento muito perigoso. Sempre que você comprar uma panela de pressão, você precisa ler atentamente o manual por questões de segurança. Mas aqui nós iremos ensinar como manusear a panela de pressão.


Como usar a panela de pressão corretamente?

 

A panela de pressão foi desenvolvida para ter o seu tempo de ebulição alto e assim conseguir cozinhar os alimentos rapidamente. Vamos exibir o passo a passo de como manuseá-la corretamente.

Passo Um

É preciso que você conheça as peças que uma panela de pressão tem, conforme iremos mostrar a seguir.

  • Trava de segurança;
  • Válvula de segurança;
  • Válvula com  pino;
  • Borracha de vedação;

Passo Dois

Você deve ficar atento para o nível máximo de água que a panela comporta. Nunca coloque alimentos secos ou extrapole o nível de água que geralmente as panelas marcam.

Passo Três

Ao tampar a panela, tenha cuidado com a borracha, para sua maior segurança, veja se está bem colocada para não correr risco de acidente.

Passo Quatro

Após encher a água no nível permitido, e verificar a borracha, você deve colocar a panela ao fogo alto e deixar ferver.

Passo Cinco

Assim que o pino começa a chiar e balançar, você deve abaixar o fogo.

Passo Seis

Se o tempo de cozimento terminou, você deve desligar o fogo. E deixe a panela esfriar, jamais abra a panela se esta ainda estiver com pressão forte.

Passo Sete

Para acelerar o processo de retirada da pressão, você precisa retirar a panela do fogo, colocá-la em baixo da torneira, somente na lateral.

Passo Oito

Se você perceber que o pino abaixou e não realizou mais nenhum barulho, em seguida você pode usar a panela com segurança. Mas, somente manuseie após verificar se não há nenhuma pressão.

Outros cuidados com  panela de pressão

O próprio Corpo de Bombeiros orienta que é necessário muita cautela para usar a panela de pressão, assim como o botijão de gás. Afinal a maior parte de acidentes domésticos, surgem da má utilização desses equipamentos. Confira mais recomendações.

  • Tenha certeza de que a pressão realmente sumiu.
  • Verifique o selo do InMetro antes de adquirir uma panela.
  • Se o pino não estiver chiando quando a panela estiver no fogo, pode não estar funcionando direito. Você deve desligar o fogo.
  • Veja se a borracha está seca ou querendo partir ao meio, e caso esteja você deve trocá-la imediatamente.
  • Análise o tempo de uso, afinal nada é eterno.

Se tiver já muito utilizada, você deve trocar, afinal se a borracha já está gasta ou danificada pode ser muito danoso.

Enfim…

A panela de pressão pode ser simples de utilizar se você tomar todas as precauções citadas acima. Você deve observar qualquer alteração no formato da panela, seja no pino, borracha, ou válvula.

Veja também: Como desentupir pia da cozinha

Fique atento quanto ao limite máximo de água que cada panela permite. O excesso de água também pode ser prejudicial. Caso precise, peça orientações ao fabricante e só use se tiver com o pino e todas as peças que necessita.

Recomendados Para Você: