5 Dicas Para Ter Controle Sobre os Seus Gastos

São tempos difíceis para a economia, o que estamos vivendo. Todo mundo vem apertando o cinto do consumo e na hora de gastar a cautela é redobrada. É importante ter esse cuidado nesse momento mais delicado pelo qual o nosso país passa, sem sombra de dúvidas, mas é igualmente importante levar o hábito de controlar as finanças para toda a vida, porque é assim que pessoas comuns como nós, que não ganharam na loteria ou são herdeiras de fortunas conseguem aos poucos conquistar os seus sonhos, né?


Imagem: noticiasfinanceiras.com.br

http://noticiasfinanceiras.com.br/wp-content/uploads/2015/08/pessimismo-economia.jpg

O problema é que “dinheiro na mão é vendaval” e é muito difícil se segurar e não sair comprando tudo que dá na telha, assim que a grana cai na conta. Para te ajudar nessa missão quase, mas não impossível daremos 5 dicas para ter controle sobre seus gastos! Vamos lá?

1 – Aprenda a conhecer os seus hábitos de consumo

Entre as dicas para ter controle sobre seus gastos é certo que essa tem que estar! Isso porque só conhecendo os seus hábitos você verá para o dinheiro vai, podendo elencar prioridades e assim fazer um bom planejamento. Analisar suas despesas e a sua renda são passos prioritários para começar a ter uma vida financeira realmente sã, o que evitará que você acabe caindo na armadilha das dívidas!

2 – Anote todos os seus gastos

Não estamos falando apenas da mensalidade da escola do filho, ou do aluguel, não. Entra ai também aquela barra de chocolate a qual você não resistiu, ou ainda aquela camisa que tava tão baratinha na promoção. Tudo isso deve ir para uma planilha. Além disso, vale a pena evitar andar com muito dinheiro em espécie, sacando apenas de acordo com suas necessidades semanais, até mesmo diariamente.

3 – Faça um planejamento

Outras das dicas para ter controle sobre seus gastos é essa: se planeje! Sente com o caderno e faça uma lista com seus gastos básicos, escrevendo inclusive as dívidas que foram adquiridas ao longo do tempo e determinando de que maneira gastará seu dinheiro! Isso ajuda a evitar o desespero! Quer mais uma ideia bacana? Depois de fazer essa listagem coloque dentro de pacote algo que você gostaria muito de ter ou de viver, sempre pensando em como fazer para que isso também possa se tornar realidade!

4 – Pague o cartão em dia

Essa forma de pagamento é cada vez mais popular e não faltam pessoas que acabam se enforcando justamente por causa dele. Algumas dicas: pague-o integralmente em dia, nada de pagar o tal do “valor mínimo”, porque ele vem recheado de juros. Outra coisa que ajuda é negociar a retirada da anuidade com seu gerente, dependendo dos seus gastos muitos bancos cedem a essa cobrança, já que ganham com as demais operações em quantidades enormes.

5 – Atenção aos empréstimos

Na hora do aperto e para a realização de um sonho eles são tentadores, mas vale cuidar! Os juros são altos e na hora de cobrar ninguém é bonzinho não, muito pelo contrário! Esteja de olhos bem abertos as taxas da sua negociação e sempre tente pagar os boletos em dia, para evitar problemas futuros muito mais difíceis de se resolver!