Como Fazer Abacaxi Assado no Forno

Os benefícios do abacaxi para uma dieta saudável são imensos. É uma fruta rica em água e fibras, com poucas calorias, sendo por isso bastante amiga da dieta.


Da família das bromelíceas, o abacaxi é rico em vitamina C, A e B6. Ele possui antioxidantes pelo que atrasa o processo de envelhecimento, e contém bromelina, um elemento que auxilia a digestão. Como é rico em fibras ele ajuda a prolongar a saciedade após uma refeição, ajuda no controle do colesterol e previne doenças cardiovasculares.

Veja também: Como fazer cheesecake com goiabada

Este alimento é ótimo para quem está a seguir uma dieta pois ele auxilia na retenção de líquidos, e possui poucas calorias. Uma fatia de abacaxi possui em média cerca de 48 calorias. Ele é também diurético ajudando a eliminar as toxinas e a limpar o sangue. Mas estes são apenas alguns dos muitos benefícios que esta fruta tem. Ela ainda ajuda na cicatrização dos tecidos, combate a hipertensão arterial, combate a anemia, ajuda a regular o trânsito intestinal, auxilia o tratamento da bronquite, sinusite e tosse, e tem propriedades anti-inflamatórias.

A todos estes benefícios junta-se o facto de ser um alimento refrescante e gostoso. Aqui mostramos uma ideia de sobremesa feita com abacaxi, muito simples e deliciosa. Ela serve também como acompanhamento de carnes, churrasco ou comidas pesadas. Siga estes simples passos e delicie-se com o resultado final.

abacaxi-em-rodelas

Ingredientes

  • 1 Abacaxi cortado em rodelas
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • Cravinhos
  • Canela

Modo de preparo

abacaxi-assado-no-forno

  1. Corte o abacaxi em rodelas, grossas ou finas conforme o gosto. Disponha-as num tabuleiro ou assadeira própria para ir ao forno.
  2. Polvilhe o abacaxi com canela e cravinhos a gosto.
  3. Pré-aqueça o forno a 180 graus e coloque a assadeira com o abacaxi no forno
  4. Deixe cozinhar durante cerca de 10 a 15 minutos
  5. Depois de arrefecer, pode opcionalmente salpicar com castanha de caju por cima.
  6. Sirva numa travessa enfeitada com paus de canela.

Veja também: Como fazer mousse de maracujá

E pronto pode deliciar-se com esta sobremesa pouco calórica mas que fará as delícias de toda a família e amigos.