Porque abrir uma empresa no Brasil, é tão burocrático?

A burocracia ao abrir uma empresa no Brasil, como sabemos é extensa, e acaba fazendo com que muitos donos de empresa desistam de formalizar seu negócio. Vamos mostrar porque é tão difícil fazer abertura de empresa no Brasil.


Porque existe burocracia ao abrir uma empresa?

Sabemos que, senão fosse a burocracia, as chances do trabalhador conseguir emprego, seriam bem maiores. Qualquer que seja a empresa, para abrir uma filial demora meses.

Um dono de uma empresa da Alemanha, passou pela burocracia. Tentou abrir uma empresa no Brasil há cinco anos, e se sentiu em prejuízo, pelo fato de ser estrangeiro.

Já nos EUA, ele conseguiu abrir a empresa, mas ainda está tentando abrir uma filial em São Paulo.

Nos EUA, o tempo para se abrir uma empresa, é de aproximadamente um dia, no caso Brasil, para o empresário conseguir abrir sua filial na Faria Lima, teve que esperar meses. O que acaba deixando o processo desanimador.

Se você não deseja gastar tempo com abertura de empresa, você pode por exemplo, agilizar a reforma do local.

E começar a realizar investimentos que podem apressar o retorno do lucro.

Porque demora tanto?

Aqui na cidade de São Paulo, você gasta cerca de 74 dias para abrir a empresa, mais  529 para deixar o imóvel regularizado. Infelizmente no Brasil, é assim que acontece.

Para piorar ainda mais a situação, esse prazo muda de uma cidade para a outra, se compararmos com todos os estados, a média geral pode chegar a dois meses. Você precisa de todos os alvarás, e deve esperar cerca de nove meses para obter.

Conforme as ONGs especialistas em empreendedorismo, a demora se deve a interpretação da lei brasileira. São muitos processos, e para alguns casos, quer dizer a mesma coisa. Como é o caso de: licenças que devem ser expedidas.

Que documentos preciso para regularizar minha empresa?

Seja para quem é MEI, Simples ou média empresa, todas precisam apresentar documentos para a abertura de empresa. Para evitar ainda mais a demora, é fundamental que você já tenha um espaço para a vistoria, e a documentação em dia.

Vamos mostrar uma pequena lista, de documentos importantes que você deve encaminhar à Junta Comercial, para poder abrir a sua empresa.

  • CNPJ;
  • Contrato Social para quem tem sócio;
  • Registro da Junta Comercial;
  • Inscrição estadual;
  • Alvará de funcionamento, expedido pela prefeitura;
  • Bombeiros;
  • Vigilância sanitária;

Concluindo

A burocracia ao abrir uma empresa no Brasil, infelizmente existe, e é uma realidade que não podemos esconder.

Se nós não mostrarmos para a sociedade, que a demora realmente existe, o governo nunca vai se preocupar em mudar as leis para facilitar a vida dos empresários, e proporcionar mais empregos ao cidadão.

Para quem quer abrir uma empresa, fique ciente da documentação, e do tempo de demora, que cada cidade tem o seu. Entregando as documentações necessárias, o risco de demora pode ser menor.

De preferência, escolha um local que tenha bastante movimento, pois assim, as chances de retorno, podem ser ainda melhores, e você consegue arcar com os custos.