Como Acelerar o Carregamento das Páginas de um Site?

A velocidade do site, atualmente é algo preocupante para poder conseguir um bom tráfego online. Mas, para que você não perca visitantes, você deve acelerar o carregamento das páginas do seu site, e para isso iremos exibir algumas dicas para você conseguir melhorar o carregamento de seu site.


Dicas para acelerar o carregamento do seu site

Com a era mobile, acelerar o carregamento das páginas de um site nunca foi tão importante. É ainda mais importante do que analisar relatórios no Google Analytics, quando falamos em experiência do usuário, o carregamento é muito útil, pois se ele demora de acontecer, um usuário pode deixar de fazer uma compra online por exemplo.

acelerar o carregamento das paginas

Por isso, se você deseja otimizar seu site, não importa se é em WordPress, Joomla, Wix, Magento, etc… A regra é válida para todos, pois todos devem ter uma boa experiência para com o cliente. Devido a isso, você deve conferir umas dicas que iremos mostrar logo em seguida.

1- Pagespeed Insights

Esta ferramenta de diagnóstico do Google, te permite a análise de alguns fatores importantes para aumentar o desempenho do site, confira:

  • Habilitação do cache;
  • Minimizar o tamanho das imagens;
  • Inserir o javascript logo após o fim do código;

2- Pingdom Tools

Esta ferramenta permite o diagnóstico do DNS, para verificar se as requisições HTTP estão sendo feitas corretamente no site. Essas requisições nos garante a visualização de imagens, scripts, e também de folhas de estilo.

Através dessa ferramenta, podemos analisar o relatório gerado pela mesma. E graças a esses relatórios, podemos saber se há algum arquivo lento, ou até mesmo servidor, e se há link quebrado.

3- Smush.it

É um serviço fornecido pelo Yahoo, em que é possível melhorar o tamanho da imagem, mas sem danificar  a sua qualidade, afinal sabemos bem que, uma imagem ruim, pode prejudicar o desempenho do site.

4- Cuidado para não instalar plugins desnecessários

Seja no Joomla ou até no WordPress, você deve instalar apenas plugins que irão atender suas necessidades. Há plugins que são considerados verdadeiros vilões do desempenho de qualquer site. Por isso, é importante que você verifique se determinado plugin será realmente útil para você.

5- Cuidado com excessos

Instalar mais que uma galeria de imagens em seu site, pode deixá-lo lento. E, por conta disso, você deve colocar apenas o que realmente você irá utilizar.

6- Coloque o site no CDN

O CDN em português (Rede de Distribuição de Conteúdo), como o nome já diz ele apenas instala seu conteúdo por muitos servidores ao redor do planeta. Quando alguém acessa seu site, o carregamento se torna mais veloz.

Por fim

Você viu que o carregamento de um site é tão importante quanto o conteúdo do mesmo, e que para analisá-lo não é tão difícil assim. Atualmente, uma pessoa consegue realizar sozinha a melhora do carregamento de seu site. Basta apenas escolher as ferramentas certas.

Evitar exageros também ajuda a acelerar o carregamento das páginas do seu site, é fundamental analisar a necessidade do plugin antes de instalar no site, e assim trazer uma boa experiência ao usuário.

Recomendados Para Você: