5 Alimentos que Pioram a Acne – Confira!

A Acne é um problema que atinge uma boa parcela da população, independente da faixa etária e não apenas adolescentes como muitos pensam. Porém, há várias formas de tratamento. E há também, alguns meios de preveni-las. Uma dessas formas está diretamente ligada à alimentação. Por isso, vamos mostrar nesse post uma lista com 5 tipos de alimentos que pioram a acne.


Mas antes, vamos entender um pouco melhor sobre o que é e como esse problema surge. Confira!

O que é a Acne?

A acne, também conhecida como “espinha”, é um problema que surge na pele, principalmente no rosto e nas costas.

Isso acontece quando os poros (os folículos pilosos) ficam entupidos devido ao acúmulo de células mortas ou ao excesso de oleosidade, formando a criação de uma espécie de sebo.

Esse entupimento causa uma inflamação nesta área e ela pode variar de leve à severa, dependendo da gravidade dessa inflamação.

São muitos os fatores que contribuem para o aparecimento das Acnes, como:

  • Os níveis hormonais;
  • Limpeza incorreta da pele;
  • Excesso de exposição ao sol;
  • Consumo de uma alimentação inadequada, dentre outros.

Mas vários cuidados podem ser tomados para evitá-las. E entre eles, vamos falar sobre os tipos de alimentos que você deve evitar para não piorar essa situação.

5 tipos de Alimentos que Pioram a Acne

Quando falamos de Acne, não podemos deixar de falar de alimentação, pois ela também é uma das responsáveis pela melhora ou piora da aparência de nossa pele.

Para quem já sofre com esse problema, vamos listar alguns alimentos que precisam ser evitados, pois caso contrário, podem prejudicar ainda mais a situação.

1 – Glúten

O Glúten é uma substância que está presente nos cereais, e é encontrada principalmente no trigo e em seus derivados como bolos, pães, macarrão, entre outros.

O Glúten pode tornar seu intestino mais sensível, fazendo com que algumas proteínas já digeridas, entrem na corrente sanguínea, causando algumas inflamações, incluindo o aumento da Acne.

2 – Carnes em Excesso

Todas as carnes que consumimos direto dos supermercados, são carregadas em grandes quantidades de hormônios. E caso haja um excesso em seu consumo, esse alto índice de hormônio, pode causar o surgimento ou a piora da Acne.

3 – Frituras

O consumo de comidas com excesso de óleo pode causar sérios danos à nossa saúde, como exemplo podemos citar a batata frita, os hambúrgueres e aqueles salgadinhos de festa.

Todos são pobres em vitaminas e minerais e ricos em gordura, principalmente a saturada. Isso faz com que esses “vilões da saúde” estejam presentes também na lista de alimentos que pioram a Acne.

4 – Leite e Seus Derivados

O leite é um alimento muito presente no dia a dia das pessoas, pois é uma das maiores fontes de cálcio.

Porém, para pessoas que sofrem com Acne, o leite e seus derivados devem ser evitados. Isso porque esse alimento também é carregado de hormônio, podendo contribuir para o surgimento e agravamento da Acne.

5 – Doces

Quando pensamos em alimentos que pioram a acne, certamente podemos falar daqueles que possuem açúcares, como os doces, que normalmente são feitos basicamente desse tipo de carboidrato.

Eles ainda, não possuem qualquer valor nutricional e são ricos em gorduras saturadas.

Veja também: Como Remover Manchas de Acne

Agora que já sabe quais são os alimentos que pioram a acne, basta elimina-los da sua dieta para se ver livre de uma vez por todas desse problema que tanto afeta a sua autoestima e também o seu bem estar como um todo.