Como fazer um backup do computador

O mundo está cada vez mais digital e nós cada vez mais guardamos as nossas informações e memórias nos nossos computadores, tablets e smartphones. A verdade é que quase não temos fotografias em formato de papel! Assim, fazer backups com frequência é algo obrigatório nos dias de hoje! Os nossos dispositivos armazenam milhares de fotografias, filmes, músicas e diversos documentos. Infelizmente, o aumento exponencial dos dados gerados diariamente não foi acompanhado do aumento da segurança, pelo que cabe a cada um de nós utilizar tomar as medidas necessárias para nunca perdemos as nossas informações.


Deixamos algumas dicas para saber como fazer um backup do computador!

Mas afinal, o que é um backup?

Um backup é um processo em que os seus dados (fotos, filmes, músicas, arquivos) são copiados para um lugar seguro (pen, cd/dvd, disco externo, Cloud, etc), onde podem ser recuperados em caso de perda de informações, devido a erros de infraestrutura ou desastres naturais. Atualmente, aconselha-se a que os ficheiros sejam arquivados na Cloud, pois é uma das soluções mais seguras do mercado e os arquivos podem ser consultados em qualquer lugar a e partir de qualquer dispositivo. Existem diversas soluções gratuitas no mercado, como OneDrive, Google Drive, icloud e Dropbox.

Backup para CD/DVD

Apesar de ser um método cada vez menos usado, uma forma muito simples de fazer um backup é passar as informações do computador para um CD ou DVD. O Windows oferece alguns programas de gravação que permitem que o usuário salve os seus arquivos com segurança e de modo simples. A desvantagem deste método é que se você tiver muitas informações no seu computador, vai precisar de diversos CD’s para fazer o backup completo. Outro ponto importante a ter em conta é que os CD’s e DVD’s podem corromper-se ao longo do tempo. Aconselhamos que use este método para gravar ficheiros com pouca importância.

Backup para pendrive

Esta é uma das soluções mais simples que existe, pois para fazer um backup num pendrive basta copiar os ficheiros para este dispositivo. Se tiver muitos ficheiros para serem copiados, vai precisar de um pendrive com uma grande capacidade de armazenamento. Atualmente, existem várias opções no mercado a preços acessíveis.

Backup para disco externo

Esta é a opção mais aconselhada. Um disco externo tem muito espaço para poder armazenar os seus ficheiros e o processo do backup é muito fácil. Basta copiar os ficheiros para o disco externo e pode organizar toda a informação por pastas. É importante ter em conta que um disco externo não é um dispositivo infalível. É necessário que o mantenha bem acomodado e que não o transporte muitas vezes, pois isso pode levar à corrosão do disco.

Backup na Cloud

Onde quer que esteja, consegue consultar os seus ficheiros através de um computador ou de um dispositivo móvel com acesso à Internet. A Cloud faz o backup automático e de forma constante, sem que tenha de se preocupar com isso. Pode definir automaticamente a periodicidade do backup e o sistema, de forma também automática, transfere os ficheiros do computador para a localização na Cloud.

 

Dicas para fazer um backup

  • Faça backups com frequência. Quanto mais usar o seu computador, mais vezes deve fazer backup, pois só assim garante que nenhuma informação se perde.
  • Criptografe as informações guardadas em dispositivos amovíveis com senhas fortes.
  • Mantenha a informação organizada, pois só assim conseguirá encontrar a informação de que precisa.
  • Elimine a informação de que não necessita. Temos todos o hábito de guardar todas as fotos e ficheiros e, na maior parte dos casos, não utilizamos nunca aquela informação. Deve eliminar aquilo que não precisa pois isso vai tornar o processo de backup mais leve e mais rápido.

Saiba também: Como Fazer Backup dos Contatos no Android

Os dados e a informação multiplicam-se todos os dias. Temos que ter em conta o número de informações que geramos diariamente para o nosso backup de dados, pois isso vai refletir-se no consumo de discos, memória e processador do seu computador. Aconselhamos também que faça sempre duas cópias dos seus dados mais importantes: uma offline (pen, cd/dvd ou outro dispositivo amovível) e uma online (na Cloud). Desta forma, garante que nenhuma das suas informações mais valiosas se perde!