Como Fazer um Bolo de Cenoura Delicioso em Poucos Passos

Bolo de cenoura é um dos doces mais apreciados e populares da cozinha brasileira. Adorado por crianças e adultos, é capaz de agradar os mais diferentes tipos de paladares, sempre remetendo as lembranças da infância.


No entanto, quando preparado de maneira incorreta, o bolo de cenoura pode ficar muito pesado, perdendo a textura leve e fofinha, suas principais características. Por isso preste atenção na receita abaixo, pois seguindo ela da maneira correta seu bolo de cenoura ficara irresistível.

Ingredientes

  • 1 cenoura média;
  • 1 copo americano de óleo;
  • 3 ovos;
  • 2 copos americanos de açúcar;
  • 2 copos americanos de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de fermento em pó;

Modo de preparo

Descasque e rale ou corte a cenoura em pequenos pedaços e, no liquidificador, acrescente a cenoura, o óleo e os ovos e bata até obter uma mistura homogênea e passe-a para uma tigela.

Acrescente o açúcar e com um fuê ou uma colher de pau mexa até que os grãos de açúcar sejam totalmente dissolvidos. Na sequência, acrescente a farinha de trigo e misture bem até que a massa fique lisa, sem nenhuma pelota de farinha. Acrescente o fermento e mexa delicadamente para que ele incorpore na massa.

Despeje a massa em uma assadeira média, que pode ser ou retangular ou redonda com furo, untada com óleo e trigo, e leve ao forno pré-aquecido a 200 °C por aproximadamente 40 minutos ou até que o palito saia limpo.

Dicas para seu bolo de cenoura

O segredo para que o bolo de cenoura não fique embatumado ou com a massa pesada é acrescentar pouca cenoura. Quando a cenoura for grande, não é necessário utilizá-la inteira, apenas 3/4 basta. Use duas cenouras apenas quando o legume for pequeno demais.

Veja também: Como fazer nega maluca

Outra boa dica, e que faz o maior sucesso entre a criançada, é substituir a cenoura por uma beterraba. Além do sabor diferenciado, a beterraba deixa o bolo roxo por fora e rosa claro por dentro. Para a cobertura, utilize uma cobertura de chocolate básica, feita de açúcar, leite e achocolatado em pó, ou uma ganache simples, feita com meia barra de chocolate de sua preferência e meia caixinha de creme de leite.