Como Fazer o Bronzeado Durar Mais Tempo

Chega o Verão e consigo a praia e o sol que fazem as delícias dos amantes desta estação. Apanhar sol de forma moderada é até benéfico para a saúde. Ele estimula a produção de vitamina D que ajuda a absorção de cálcio pelos ossos e melhora o humor. Além disso pode ajudar a combater a depressão, o cancro, melhora a qualidade do sono entre outros tantos benefícios.


Para quem gosta de ir à praia, uma nova cor não fica difícil de ganhar. Mas manter um bronzeado bonito durante bastante tempo nem sempre é fácil.

Consoante o tipo de pele, pode ficar difícil manter o bronzeado perfeito todo o ano. Mas felizmente existem truques e dicas para ajudar a prolongar este prazo. Confira aqui alguns truques e mantenha a cor mesmo quando regressar à rotina do dia-a-dia.

Cuidados durante a praia

Os cuidados para manter o bronzeado começam logo nos primeiros dias de praia, mesmo antes de começar a ganhar cor. É preciso cuidado pois a exposição ao sol deve ser gradual se não quer estragar a saúde da sua pele, nem correr o risco de desenvolver doenças.

De acordo com os especialistas é necessário um período de 48 a 72 horas após a primeira exposição solar para que a melanina seja produzida e liberada pelas células. Por isso é importante usar sempre protetor solar, beber muita água, e evitar expor-se ao sol no horário de maior calor.

Deve começar por ir à praia apenas por umas horas, e aumentar o tempo de exposição gradualmente para que a pigmentação da pele também aumente lentamente. Ao contrário só ganhará queimaduras e uma pele a descascar, ao invés de um bronzeado bonito e saudável.

Veja também: As tendências de óculos de sol verão

 Dicas para o bronzeando durar mais tempo

mulher-se-brozeando

Esfolie a pele uns dias antes. Esse processo ajuda a remover as células mortas e a preparar a pele para o sol. Assim o bronzeado ficará uniforme, e sem manchas.

Tome sempre um duche ao sair da praia ou piscina. O sal ou agentes químicos vão secar a sua pele, deixando-a frágil e desidratada.

Evite banhos quentes para que a pele não comece a descascar.

Hidrate a pele. Com o sol e o sal, a pele fica seca por isso é importante nutri-la após o banho.

Coma alimentos ricos em antioxidantes. Eles ajudam a reduzir a inflamação da pele e a proteger contra os danos causados pelo sol. Os sucos ricos em betacarotenos também ajudam a produzir melanina e a hidratar a pele. Estes podem ser feitos com frutas, gengibre, cenoura, beterraba e qualquer legume de cor vermelha.

Coma muitas cenouras. Elas são grandes coadjuvantes na produção de melanina, o que promove o bronzeamento.

Evite tomar muitos banhos e esfoliar a pele. Estes 2 fatores vão acabar por levar o bronzeado consigo.

Existem outros alimentos que ajudam a manter o bronzeado. Eles são: abóbora, mamão, caqui, manga, damasco seco, acerola, pimentão, batata doce, beterraba, agrião brócolis, couve, espinafres e repolho. Faça bastantes refeições usando estes alimentos, ou sucos saudáveis misturados com fruta.

Complemente o seu bronzeado com a ajuda de autobronzeadores. Se a cor está a desaparecer, estes podem ajudar a manter a aparência da pele bonita.

Veja também: Como tirar manchas de sol do rosto