Como Fazer Caramelo

O caramelo é algo até bem simples de se fazer. Produzido a partir do açúcar, ele é geralmente feito aquecendo lentamente o açúcar até este atingir temperaturas elevadas. Por isso, ele não é nada mais nada menos que um açúcar que sofreu um processo de degradação térmica.


Isto acontece porque à medida que o açúcar derrete e atinge altas temperaturas, as suas moléculas quebram e rearranjam-se em inúmeras novas moléculas dando origem ao gosto e cor característicos do caramelo. O seu sabor dependerá do tempo que passou ao lume e o tipo de açúcar usado.

Veja também: Como fazer nutella caseira

O seu uso é mais frequente nas sobremesas sobretudo os pudins, embora também seja usado como aditivo ou corante na indústria alimentar.

Mesmo sendo fácil de fazer, nem todos conseguem uma calda de caramelo no ponto ideal. Ou fica rala demais ou muito grossa, o que tira todo o potencial do caramelo. Caso a sua calda saia sempre rala demais, é sinal que você está a usar demasiada água. Caso fique grossa, significa que passou muito tempo na fervura e engrossou. Por isso, aqui deixamos a dica de como deixar o caramelo no ponto perfeito para as suas receitas.

Modo de preparação do caramelo:

  1. Comece por levar 2 xícaras de açúcar (ou mais, conforme a quantidade de caramelo que deseja fazer) a lume brando.
  2. Mexa bem a mistura até que todo o açúcar derreta e ganhe uma cor dourada. Ora o truque é só acrescentar a água quando a mistura atingir este tom.
  3. De seguida, acrescente meia xícara de água quente e continue a mexer vigorosamente. Deixe a mistura ferver.
  4. Retire o preparado do lume e reserve durante um pouco.

E pronto, já pode usar o caramelo num delicioso pudim de ovos ou tantas outras receitas maravilhosas.

Recomendados Para Você: