Causas da Dor no Lado Direito das Costas

Hoje em dia, grande parte dos adultos sente ou já sentiu dor no lado direito das costas em algum momento de suas vidas.


Esta é na verdade uma dor caracterizada pela tensão ou rigidez na parte de trás das costas e que gera muito desconforto para a pessoa que apresenta esse tipo de dor.

Mas o que será que causa a dor no lado direito das costas?

Para solucionar de vez a sua dúvida, elaborei esse post mostrando quais são as principais causas que levam uma pessoa a sentir dor no lado direito das costas. Confira a seguir!

Principais causas da dor no lado direito das costas

dores-nas-costas

1. Entorses e tensões musculares

O Entorse ou tensão muscular é uma das causas mais comuns que leva uma pessoa a sentir dor no lado direito das costas.

Geralmente as tensões musculares e o entorse podem ser sentidos em qualquer região do corpo, no então são mais recorrentes na região das costas pelo fato de ser uma parte do corpo onde se reúne o maior numero de músculos e também alguns ligamentos.

O grau da dor no lado direito das costas, bem como o seu tempo de cura vai depender da gravidade da lesão, ou seja, quanto maior for a gravidade da lesão, mais intenso será a dor e consequentemente mais tempo levará para você ficar curado.

Veja também: 15 Sinais que podem indicar problemas no fígado

2. Nervo ciático

A dor ciática ocorre quando o nervo ciático, uma veia que está situada na parte traseira de ambas as pernas, é irritado ou comprimido.

Esse tipo de dor é facilmente caracterizado, tendo em vista que ela começa na parte inferior da coluna e logo se espalha para a parte traseira das pernas.

Além disso, a dor ciática também pode gerar outras sensações tais como extremo desconforto, fraqueza muscular, sensação de formigamento nos membros inferiores, dentre outros.

3. Disfunção articular

Outra causa bastante comum de dor no lado direito das costas, é a disfunção da articulação.

Essa é uma causa de dor nas costas que pode acontecer em qualquer pessoa, no entanto é mais comum em atletas.

A disfunção articular envolve as articulações sacro-ilíaca, que estão situadas no sacro, ilíaco e também no lado traseiro do cinto pélvico.

A dor nas costas provocada pela disfunção articular surge a partir do momento em que as articulações da região ilíaca e do sacro se movimentam em uma amplitude elevada, o que contribui para causar uma entorse nos ligamentos dessa região.

4. Hérnia de disco

Quem nunca ouviu falar em hérnia de disco? Pois é, saiba que esta também é uma das causas que levam uma pessoa a sentir dor no lado direito das costas.

Isso acontece porque ao haver o deslocamento do disco da coluna vertebral, ele faz com que o anel fibroso que protege a sua parte externa se quebre, e é justamente isso que causa a dor nas costas, sendo que a maior parte da dor ocorre no lado direito.

Além disso, a presença de hérnia de disco na coluna faz com que as raízes nervosas sejam comprimidas, causando ainda mais dor.

Como lidar com a dor no lado direito das costas

como-lidar-dores-nas-costas

Atualmente existem diversos medicamentos e remédios caseiros que podem ser utilizados para aliviar a dor no lado direito das costas. Mas além disso, outras medidas também podem ser adotadas para aliviar o desconforto causado pela dor nessa região do corpo. São elas:

  • Prática de exercícios;
  • Manter uma postura correta;
  • Descansar toda vez que sentir dores muito fortes;
  • Compressa de gelo ou então almofadas de aquecimento para aliviar a dor;
  • Reduzir o estresse.

Como pode notar existem inúmeras formas para você amenizar as dores no lado direito das costas. Agora é só avaliar o que pode estar causando a dor e adotar o tratamento mais adequado.

Lembrando que na falta de conhecimento sobre o que está causando a dor no lado direito das costas, o ideal é que procure um médico para evitar que o problema acabe se agravando com o tempo.

Gostou do artigo? Achou que ele foi útil para você? Então deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião!