5 Maneiras Simples de Clarear os Dentes em Casa

Clarear os dentes já não visto apenas um desejo e sim uma necessidade visto que a aparência é um aspecto muito importante na sociedade em que vivemos.


Desse modo ter dentes brancos e lindos é algo fundamental para ter esse tão sonhado sorriso bonito.

Entretanto os tratamentos dentais de clareamento oferecidos pelas clínicas são caros e muitas vezes nos vemos impossibilitados de usufruir dos benefícios de qualquer um deles.

A boa notícia é que existem meios de fazer um clareamento dental caseiro, sem gastar muito para conseguir um sorriso branco e lindo.

Então, continue acompanhando esse artigo e descubra como fazer clareamento dental caseiro.

Índice:

Como clarear os dentes com óleo de coco

oleo de coco

Oil pulling é um remédio tradicional indiano popular destinado a melhorar a higiene bucal e eliminar toxinas do corpo.

A prática envolve a mistura de óleo na boca para remover as bactérias, que podem se transformar em placas e fazer com que os dentes pareçam amarelados. (1)

Tradicionalmente os indianos usavam óleo de girassol ou gergelim, mas o óleo mais recomendado é o de coco.

O óleo de coco também é rico em ácido láurico, que é conhecido por sua capacidade de reduzir a inflamação e matar as bactérias.

Alguns estudos mostraram que a extração diária de óleo reduz eficazmente as bactérias na boca juntamente com a placa e a gengivite.

Streptococcus mutans é um dos principais tipos de bactérias na boca que causam placa e gengivite.

Não há estudos científicos para provar que o oil pulling branqueia seus dentes. No entanto, é uma prática segura e definitivamente vale a pena tentar. Muitas pessoas afirmam que seus dentes ficaram mais brancos e brilhantes depois de fazer oil pulling regularmente.

Como usar o óleo de coco

Coloque 1 colher de sopa de óleo de coco na boca e misture pelos dentes.

Faça isso por 15 a 20 minutos.

 O óleo de coco é sólido à temperatura ambiente, então você pode precisar esperar alguns segundos para derreter.

Ao contrário de outros métodos de clareamento dental, usar óleo de coco não expõe seus dentes ao ácido ou a outros ingredientes que corroem o esmalte. Isso significa que é seguro fazer diariamente.

Escovar com bicarbonato de sódio

bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tem propriedades naturais de clareamento, e é por isso que é um ingrediente popular na pasta de dente comercial.

É um abrasivo suave que pode ajudar a limpar as manchas superficiais dos dentes.

Além disso, o bicarbonato de sódio cria um ambiente alcalino em sua boca, o que impede que as bactérias cresçam.

Este não é um remédio que irá clarear os dentes de um dia para o outro, mas você deve notar uma diferença na aparência de seus dentes ao longo do tempo.

A ciência ainda não provou que a escovação com bicarbonato de sódio puro irá clarear os dentes, mas vários estudos mostram que o creme dental com bicarbonato de sódio tem um efeito de clareamento significativo.

Um estudo descobriu que cremes dentais contendo bicarbonato de sódio foram significativamente mais eficazes na remoção de manchas amarelas dos dentes do que os cremes dentais padrão sem bicarbonato de sódio. Quanto maior a concentração de bicarbonato de sódio, maior o efeito. (2)

Além disso, uma revisão de cinco estudos constatou que os cremes dentais contendo bicarbonato de sódio removiam a placa bacteriana dos dentes de forma mais eficaz do que os cremes dentais com adição de bicarbonato de sódio.

Como usar o bicarbonato de sódio

Para usar este remédio, misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com 2 colheres de chá de água e escove os dentes com a pasta. Você pode fazer isso algumas vezes por semana.

Você pode comprar bicarbonato de sódio em uma mercearia. Evite fazer por um longo período isso pode deixar os dentes mais sensíveis.

Veja também: Remédio para dor de dente

Use vinagre de maçã

vinagre de maçã

O vinagre de maçã é usado há séculos como um produto de limpeza natural e desinfetante.

O ácido acético, que é o principal ingrediente ativo do vinagre de maçã, efetivamente mata as bactérias. A propriedade antibacteriana do vinagre é o que o torna útil para limpar a boca e clarear os dentes.

Um estudo realizado em dentes de vaca descobriu que o vinagre de maçã tem um efeito de branqueamento nos dentes. No entanto, eles também descobriram que o vinagre pode amolecer os dentes.(3)

O ácido acético do vinagre tem o potencial de corroer o esmalte dos dentes. Por esta razão, você não deve usar vinagre de maçã todos os dias. Você também deve limitar a quantidade de tempo que o vinagre de maçã entra em contato com os dentes.

Como usar o vinagre de maçã

Para usá-lo como enxague bucal, dilua-o com água e espalhe-o pela boca por alguns minutos. Certifique-se de enxaguar a boca com água pura depois.

Não subestime o valor da escovação e do fio dental

Embora a descoloração de um dente ocorra naturalmente com a idade, é em grande parte resultado do acúmulo de placa.

A escovação regular e o uso do fio dental podem ajudar os dentes a permanecerem brancos, reduzindo as bactérias na boca e prevenindo o acúmulo de placa.

Creme dental esfrega suavemente manchas em seus dentes e uso do fio dental remove bactérias que levam à placa bacteriana.

As limpezas dentárias regulares também podem ajudar os dentes a permanecer limpos e brancos.

Outros métodos que não são comprovados

carvão ativado

Existem alguns outros métodos de clareamento de dentes naturais, mas não há evidências científicas para provar que eles são eficazes ou seguros.

Aqui estão alguns dos métodos não comprovados:

Carvão ativado: Escovar com carvão em pó supostamente puxa toxinas da boca e remove manchas dos dentes.

Argila do caulim: Os defensores deste método afirmam que escovar com argila ajuda a remover manchas dos dentes.

Cascas de frutas: Diz -se que esfregar as cascas de laranja, limão ou banana nos dentes torna-as mais brancas.

Defensores desses métodos afirmam que tornam os dentes significativamente mais brancos, mas nenhum estudo avaliou sua eficácia. Isso também significa que eles não foram testados quanto aos efeitos colaterais quando usados ​​nos dentes.

Conclusão

Existem vários métodos naturais para ajudar a clarear os dentes. A maioria desses remédios funciona removendo suavemente manchas superficiais em seus dentes.

No entanto, a maioria dos dentistas oferece tratamentos de clareamento que são muito mais fortes do que esses remédios naturais. Elas envolvem o branqueamento dos dentes, o que pode ser mais eficaz para a descoloração severa dos dentes.