Como Aliviar a Coceira da Barba

Muitos homens encaram a barba como um emblema masculino e por isso é comum que eles a deixam crescer durante um período para mudar a sua aparência ou até mesmo por sentirem mais confiantes com o fato de possuírem uma barba grande. De certo modo a barba é realmente uma das características mais fortes de um homem e que permite deixá-los com a aparência diferente, sendo que em alguns casos quando a barba é bem cuidada e é mantida saudavelmente eles passam a ficar elegantes.


Cultivar uma barba é um processo demorado e que exige alguns cuidados do homem para que a sua aparência não seja prejudica. Com isso, é necessário criar uma rotina que permita manter uma barba saudável e que não crie problemas como coceiras ou até mesmo alergias do qual obrigam a retirada da barba. Aliás, a coceira na região da barba de fato é um dos problemas constantes dos homens que cultivam a barba e sempre que começam a senti-las criam uma forma de solucionar o problema retirando-as.

Alguns especialistas passam a explicar que a coceira na região da barba se origina pelo fato dos pelos que estão crescendo acabam surgindo mais grossos por conta da barbeação feita com uma certa periodicidade. E com isso ao realizar o processo para retirá-las e comum apostar em aparelhos afiados que acabam estimulando o crescimento contínuo da barba, mas com um certo problema: os pelos ficam presos dentro da pele – como se fosse pelos encravados – fazendo a pele coçar conforme eles crescem.

xampu para barba

Imagem: WikiHow.com

Aliviando a Coceira: A limpeza é indispensável

Com o acúmulo de pelos na região é preciso realizar uma limpeza mais profunda na barba para eliminar toda a sujeira acumulada. Aposte em um shampoo que seja específico para a sua barba, e passe a aplicá-lo todos os dias durante o banho para que seja possível eliminar todos detritos, células mortas e poeira sejam removidas. Esse shampoo para a barba é feito com um pH perfeito para região que passa a ser ideal para eliminar a sujeira e consequentemente aliviar a coceira, além de hidratar e suavizar os fios que estão presentes na região.

hidratar-barba

Aliviando a Coceira: Acredite você precisa hidratar a região

Devido ao acúmulo de pelos é possível que a região da barba tenha a pele menos hidratada que pode causar coceiras e incômodos distintos. Busque aplicar um condicionador na região logo após realizar a limpeza com o shampoo. Acredite, esses produtos são feitos de maneira especial para as barbas e permite não só hidratar a barba, mas também evitar que a pele fique ressecada. Há também óleo para a barba que podem ser aplicados como mais uma forma de evitar o ressecamento da região que irá causar um grande incomodo por conta da coceira constante.

Manutenção da Barba

Aliviando a Coceira: Manutenção constante na região

Se deseja cultivar uma barba bonita e que deixe seu visual elegante é preciso realizar um processo de manutenção constante. Tente apará-la com uma certa periodicidade e tente analisar se há algum pelo encravado. Caso você encontre tente eliminá-los com o auxílio de uma pinça ou vá até um especialista – pode ser dermatologistas – que possam te ajudar a remover esses pelos sem prejudicar a pele ou toda a barba. Faça os processo de limpeza e reparo da pele para que a coceira seja eliminada, além de permitir que a barba fique com uma aparência bonita, elegante e tecnicamente “hidratada”.

Ter uma barba exige um cuidado rigoroso e por isso que a higienização não pode ser deixada de lado. Se deseja evitar as coceiras na região siga esses passos e tenha uma barba mais bonita e saudável.