Como Aprender Inglês

Vivemos em um mundo altamente globalizado nos dias atuais. Muitos dos produtos que consumimos vem do outro lado do globo e as relações econômicas não se pautam mais pelo limite das fronteiras entre os países, mas pelo que é mais vantajoso, sustentável e justo para as organizações. Além disso, as relações sociais também se estreitaram independentemente das distâncias com o advento da internet, então muitas amizades e até namoros se iniciam apesar dos quilômetros que separam os indivíduos.


É natural, portanto, que se faça tão necessário aprender inglês atualmente, pois esse foi o idioma escolhido como código universal, de modo que se você o domina dificilmente não conseguirá se virar em uma nação diferente da sua, mesmo que os costumes do povo e suas demandas sejam muito distintas das que estão contigo.

Essa constatação fez com que nos últimos 30 anos houvesse um crescimento enorme no número de escolas de língua inglesa no Brasil. A proposta é basicamente receber os ensinamentos desse idioma da maneira que desejar, por um valor determinado, que normalmente é bastante caro e inacessível para a maioria das pessoas. Além disso, também é obrigatório que se lecione o Inglês nas escolas, mas o nível é bastante básico e não ajuda de fato àqueles que desejam se comunicar sem dificuldades em qualquer esfera utilizando-o.

Se você não tem grana para investir em um cursinho, muito menos para um intercâmbio cultural, que tal aprender inglês sem sair de casa e sem gastar um centavo? Acha impossível? Pois saiba que não é e a seguir te daremos algumas dicas bastante valiosas para chegar lá!

dediquese-a-aprender

imagem: pixabay.com

1 – Dedique-se ao máximo

Você só aprendeu a falar português fluentemente porque pratica o idioma o tempo todo, desde que nasceu, já que ouvir pessoas conversando nessa língua não deixava de ser uma etapa da sua futura formação. Seguindo essa lógica não dá para simplesmente acreditar que você vai aprender inglês se não estuda-lo e pratica-lo pelo menos meia hora, todos os dias da sua semana, né?

Aliás, esse é o mínimo, mas quanto mais tempo você puder dedicar a essa tarefa, melhor!

filme-legendado

2 – Veja tudo legendado (e depois tire a legenda)

Evite filmes, programas de TV e seriados dublados. O ideal é assisti-los em sua língua original, pois se for inglês isso te ajudará no seu aprendizado. Inicialmente você precisará das legendas, mas com o tempo poderá aboli-las também do seu vocabulário!

ouvir-musicas-no-iphone

3 – Escute músicas nesse idioma

Uma grande ajuda para aprender inglês é procurar músicos que componham nesse idioma. Obviamente o ideal é que eles sejam de um estilo que você goste, afinal não vai adiantar tentar ouvir rap americano se o que te agrada mesmo é o rock, certo? Desse modo você vai treinando seus ouvidos!

frase-thank-you

4 – Traduza as frases sempre que puder

Essa dica serve como um complemento às duas anteriores. Sempre que estiver vendo filmes, séries e programas em inglês, ou ouvindo música nesse idioma vale tentar fazer a tradução das falas e da letra mentalmente, pois isso ajuda na melhor compreensão do idioma.

redes-sociais

5 – Busque nativos desse idioma nas redes sociais

Facebook, Instagram, Twitter e outros estão aí para que você expanda seus contatos, não apenas para que continue falando sempre com as mesmas pessoas que já conhece! Esse contato mais estreito com nativos pode ser um grande apoio na hora de aprender inglês, além de melhor a sua socialização, o que é vantajoso em qualquer língua!

website-acessar-site

6 – Entre em sites que colaborem para o seu aprendizado

Aprender inglês já foi exclusividade de quem tinha muito capital para viajar ou para pagar anos de curso de línguas, mas com a internet isso mudou. Além de você poder se comunicar com nativos da língua através desse meio, você também pode aproveitar os vários sites que tem como mote auxiliar as pessoas a se desenvolverem em outro idioma!

Veja a lista a seguir:

  1. O ESLpoint.com – Esse site tem um acervo enorme de material de estudo em inglês, tanto para alunos quanto para professores. O mais interessante é que todo esse conteúdo é organizado e dividido, o que facilita a busca e o acesso dos curiosos de plantão. As categorias se separam por assunto e por grau de dificuldade;
  2. O EnglishForum.com – Nesse portal você encontrará diversos exercícios que prezam pela interatividade dos estudantes, além de dicionários, livros e outras fontes de pesquisa que dão muito apoio aos alunos e aos professores;
  3. O English as a Second Language – Aqui você encontrará uma gama vasta de áudios, textos e vídeos para aprender inglês. As categorias são infantil, iniciante, intermediário e avançado;
  4. O Livemocha – Ele oferece cursos completos com diferentes níveis de dificuldade para uma variedade enorme de idiomas, incluindo o inglês, é claro! Lá você encontrará também muitos exercícios, o que é ótimo. O seu grande diferencial, entretanto, está no fato de que ele funciona também como uma rede social, na qual você pode conversar com gente de todo o planeta que visa como você dominar outra língua;