Como Desentupir o Ouvido

Você costuma ter dor de entupido? Felizmente, em muitos casos, isso pode não ter nada a ver com sua capacidade auditiva. Muitas vezes é simplesmente um entupimento, como se fosse uma obstrução no canal auricular. Para evitar esse problema tão desagradável, nesse artigo veremos como desentupir o ouvido.


Sintomas do ouvido entupido

De acordo com especialistas, os sintomas do ouvido entupido incluem: Redução da capacidade auditiva, uma sensação de estalo em seu ouvido, um som de vento dentro da orelha, e uma sensação de ter muco ou líquido dentro dele

Você pode ficar com o ouvido entupido quando a tuba auditiva não se abre e fecha corretamente para regular e equalizar a pressão entre o ouvido médio e a pressão na atmosfera fora da orelha.

Os fatores comuns que podem causar ouvidos entupidos são acúmulo de cera, o bloqueio do fluxo de ar para as trompas de Eustáquio, as diferenças de pressão no ouvido médio, e problemas de frio e sinusite. Os ouvidos entupidos podem afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum entre as crianças, especialmente quando elas têm resfriados.

Como se livrar de ouvido entupido

Aqui estão algumas maneiras simples sobre como desentupir o ouvido.

manobra

imagem: www.askdoctork.com

  1. Manobra respiratória

Você pode facilmente se livrar de ouvidos entupidos realizando uma simples manobra respiratória. Isso Vai aliviar a congestão, a dor e desentupir o ouvido, Para realizar esse procedimento você deve fechar a boca e apertar suas narinas fechadas com os dedos, em seguida, tomar uma respiração profunda. Depois disso, sopre o ar para fora de seu nariz para regular a pressão. Se feito corretamente, você ouvirá um ligeiro som de estalo que significa que as trompas de Eustáquio estão abertas novamente.

Observação: Segundo especialistas você não deve assuar o nariz de modo muito forte, pois pode causar danos ao tímpano.

azeite

imagem: www.lavioletera.com.br

  1. Utilização de azeite

Para desentupir os ouvidos devido a um acúmulo de cera no interior das orelhas, você pode usar azeite de oliva.  O azeite vai ajudar a suavizar a cera para que você possa removê-la facilmente. Para fazer esse procedimento; Aqueça um pouco de azeite puro; Use um conta-gotas para colocar alguns pingos de azeite de oliva morno no ouvido afetado; Deixe o azeite ficar no ouvido por 10 minutos para que a cera torne-se macia; Mantenha sua cabeça para o lado e remova a cera do ouvido palitos de limpeza. Faça isso com muito cuidado para que você não machuque o esse órgão tão delicado do corpo humano. Você também pode usar óleo de bebê ou óleo mineral no lugar de azeite de oliva.

maças

imagem: goiabadademarmelo.wordpress.com

  1. Álcool e vinagre de maçã

Para desentupir o ouvido ou destruir qualquer tipo de infecção bacteriana que possa estar causando dores de ouvido, você pode usar uma combinação de álcool e vinagre de maçã. Misture quantidades iguais de vinagre de álcool e maçã cidra; Deite-se de lado e use um conta-gotas para colocar alguns pingos dessa mistura no ouvido afetado; Para manter a mistura sem derramá-la, coloque uma bola de algodão no ouvido e não levante a sua cabeça; Descansar por cinco a 10 minutos para que a mistura possa fazer efeito; Depois, basta remover a cera do ouvido com um palito de limpeza.  Se o outro ouvido também estiver entupido, repita todo processo com ele.

Considerações finais

Para saber como desentupir o ouvido, além das dicas acima, outra boa ideia é usar compressa morna que é um bom tratamento natural para os ouvidos entupidos associados com resfriados ou congestão nasal. O calor da compressa quente vai ajudar a soltar o congestionamento, desobstruir o ouvido e aliviar a dor. Molhe um pano em água quente, esprema o excesso de água e, em seguida, segure o pano sobre a orelha afetada por cinco a 10 minutos. Isso vai ajudar a aliviar a dor e promover a drenagem de fluidos.