Como Exercitar sua Criatividade

Criatividade é um talento inato a todos nós, em maior ou menor grau. Ela é fundamental de muitas formas na nossa vida, mas não dá para negar que na vida profissional e social ela vem ganhando cada vez mais força. O problema é que se manter criativo muitas vezes é um desafio enorme, especialmente em um mundo como o nosso, em que somos massificados o tempo todo por ideias e pensamentos iguais, além de obrigações e prazos apertados que não nos deixam livres para soltar sem freios a imaginação.


Nesses casos, o que fazer? Bom, existem algumas alternativas e as melhores nós listamos a seguir! Venha ver!

Tenha mais contato com a natureza

Se você quer exercitar a criatividade que tal dar mais atenção ao seu bichinho de estimação ou até mesmo começar uma pequena horta na sua casa? Estar em contato direto com a natureza renova as nossas energias e dá asas a nossa imaginação. Quando convivemos e lidamos com a perfeição que do nada veio espontaneamente nos estimulamos a desenvolver algo melhor e maior para o mundo!

Pratique mais esporte

Se exercitar não é positivo apenas para o seu corpo físico, mas a sua cabeça também agradece, e de muitas formas, vale dizer. Isso porque quando praticamos algum esporte desenvolvemos mais as nossas habilidades de comunicação, aprendemos a lidar melhor com o outro e claro, encaramos de forma mais positiva as nossas falhas e erros, coisas que quando tememos travam todo o nosso ímpeto criativo!

Leia e escreva mais

Quem escreve bem normalmente lê bastante, é fato. Ok, talvez você esteja pensando, “tá, mas e daí? Eu nem preciso escrever no que trabalho” e é um questionamento justo. Entretanto, para exercitar a criatividade temos que encontrar formas inclusive imaginativas de fazê-lo, que fujam da curva, e uma delas é explorando novos mundos através dos livros e criando diferentes universos, com o lápis e o papel na mão (ou o monitor e o teclado, como quiser)!

Tente aprender um instrumento novo

A música é sempre um meio de exercitar a criatividade, especialmente porque ela é uma forma de expressar arte, e a arte é sempre criativa. Além disso, estudar um instrumento distinto nos permite fazer novas conexões mentais, que melhoram o funcionamento cerebral e, consequentemente, ativam ainda mais a nossa imaginação! Agora, se a ideia não é agradável para você, melhor buscar outro caminho, porque nada trava mais a nossa capacidade imaginativa do que estar frustrado fazendo algo que não tem vontade de fazer!

Faça alguma atividade manual

Muita gente fez chacota da onda dos livros de colorir, mas a verdade é que atividades manuais de modo geral são excelentes para exercitar a criatividade. O interessante aqui é que esse tipo de trabalho normalmente faz a mente descansar e relaxar, mas ao mesmo tempo nos permite evitar aquele momento em que o cérebro empaca e não quer nos dar nada de novo! Agora, também não vale fazer algo que não curte, só porque acha que isso vai melhorar a imaginação! É requisito básico aqui estar satisfeito e feliz!