Como Fazer Chantilly

Aquela é a mistura branca e cremosa que agrada aos olhos e ao paladar. De longe, parece que a neve se transformou em doce e está ali, sobre a mesa, pronta para ser saboreada ao primeiro toque. E é o dedo “fura bolo” que dará o primeiro passo para provar a iguaria e se deliciar na espuma branquinha, mas Como Fazer Chantilly?


Não importa se está no bolo, no pavê, pudim ou naquele delicioso café, há sempre mil e um motivos para aproveitar o lado doce do chantilly e, é claro, da vida. Ele provém do frescor do leite, é levemente açucarado e possui aquele agradável cheirinho de baunilha.

Por isso, não deixe que esse creme escape das suas receitas e aprenda a preparar o creme em casa. Em menos de cinco minutos, a receita fica pronta. É chantilly à vontade para se esbaldar e aproveitar, já que sai muito mais barato que comprá-lo pronto.

Para fazer o chantilly tradicional você irá precisar de:

  • uma xícara de chá de creme de leite ou mais.
  • caso deseje fazer uma quantidade maior de chantilly.
  • uma colher de sopa de açúcar ou 1/3 de uma xícara de chá.

Nesse caso, se escolher o açúcar de confeiteiro, a mistura ficará pronta em tempo menor, já que é o mais indicado para o preparo de doces. Ainda será necessária uma pitadinha de sal.

Antes de começar a mexer com o creme de leite, é preciso deixá-lo na geladeira. Assim, ficará melhor na hora de bater. A dica é retirar o creme de leite da caixinha ou lata e colocá-lo dentro da tigela onde será batido, para depois levá-lo à geladeira. Quando for preparar o chantilly, retire somente no exato instante em que for cozinhar.

Depois, é hora de acrescentar o açúcar e a pitada de sal. O último ingrediente é ideal para contrastar com o restante da receita e distinguir o aroma do chantilly. Nesse momento, utilize um batedor de ovos ou uma colher. Em seguida, comece a bater com outro objeto maior no sentido circular. É importante bater bem rápido para modificar o ar e transformar a consistência do creme, que está líquido e um pouco pesado, em uma mistura leve e fofa.

Nunca deixe de bater para que o creme não degele demais. Se achar necessário, faça uso de uma batedeira. Quando começar a formar pontas no creme, é sinal que a mistura está se tornando sólida. Deixe que o creme bata até o momento em que, ao levantar as colheres da batedeira, perceba que há formação de alguns pontos firmes.

Tem gente que prefere o chantilly mais firme, enquanto outros gostam de deixar o creme escorrer pelas beiras dos doces. Sendo assim, bata até a hora em que achar que está no ponto. Fique atento, porém, para não transformá-lo em manteiga. Mas se isso ocorrer, não se desespere, já que a manteiga pode ser aproveitada para o preparo de outras deliciosas iguarias.

Quem quiser adicionar ao chantilly algum aroma em especial, seja de chocolate, uísque ou outro extrato, deve colocá-lo no início da receita, depois de acrescentar o açúcar e a pitada de sal.

Depois do creme prontinho, é hora de juntar a gostosura com algum doce ou então saboreá-la pura. Por que não?! Bom apetite.

Espero que tenha ajudado esse artigo. Se te ajudou então compartilhe! Quem sabe será útil para os seus amigos também.

Qualquer dúvida deixe um comentário.