Como Fazer Feijão

Arroz com feijão, o casamento perfeito dos brasileiros. Você sabe Como Fazer Feijão? Siga nossas dicas e não erre na receita.
Ter feijão cozido em casa é sempre uma facilidade na hora de preparar uma refeição. Vamos te ensinar como escolher, cozinhar, temperar, congelar e descongelar o feijão.


1. Escolhendo o feijão

Coloque os feijões na mesa e retire manualmente as pedrinhas e grãos machucados. As melhores marcas do mercado vêm com menos pedras e sujeiras entre os grãos bons de feijão. Coloque o feijão em uma bacia, lave-o e deixe-o de molho na água por no mínimo uma hora. O resultado de deixar o feijão de molho é um alimento mais macio com o caldo mais grosso, dois pontos importantes para um feijão delicioso.

2. Cozinhando o feijão

Retire o feijão do molho e coloque apenas os grãos na panela de pressão. Coloque água nova dentro da panela. A quantidade de água pode ser seguida na seguinte proporção: a cada kg de feijão, dois litros e meio de água. Um quilo de feijão alimenta 4 pessoas, por 5 dias, para você ter uma ideia de quanto é necessário cozinhar.
Coloque a panela com tampa fechada no fogo alto por 25 minutos. Tire a pressão, abra a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos com a panela sem tampa. Adicione mais água, caso o nível esteja abaixo dos grãos. Desligue o fogo e mantenha na panela para acrescentar o tempero.
Se você estiver cozinhando em uma panela normal, levará de duas a duas horas e meia para cozinhar o feijão, depende da quantidade do feijão e a intensidade do fogo. Quando os grãos tiverem macios, significa que estão cozidos e você poderá preparar o tempero.

3. Temperando o feijão

O tempero básico do feijão inclui sal, alho, cebola, óleo, folhas de louro e orégano.
Para fazer um ótimo tempero do feijão, pique a cebola e o alho e frite no óleo, acrescente o sal – utilize a medida de duas colheres de sopa rasa para cada quilo de feijão – as folhas de louro e o orégano. Acrescente a mistura no feijão e deixe cozinhar de 20 a 25 minutos, para engrossar o caldo e o feijão absorver o tempero.
Há outras formas de temperar o feijão, podendo ser acrescentado linguiça, carne de porco e outras especiarias.

4. Congelando o feijão

Se o seu desejo é congelar porções de feijão para comer durante a semana, você tem que fazer o procedimento a seguir antes de temperar o feijão. Não é recomendado congelar o feijão temperado.
Para congelar o feijão é bem simples: depois do feijão já ter esfriado, coloque as porções em potes de plásticos com tampa e leve ao freezer. Uma sugestão é colocar uma etiqueta com a data em que você congelar o feijão, pois mesmo congelado, o feijão tem validade de 3 meses.

5. Descongelando o feijão

Para descongelar o feijão há algumas opções: caso você tenha tempo, tire o feijão de manhã do freezer e deixe descongelar naturalmente. A segunda opção é descongelar por alguns minutos no micro-ondas e terminar o descongelamento na panela com um pouco de água. A última e mais rápida opção de descongelamento é colocar no micro-ondas até virar caldo e feijão. Depois de descongelado, levar o feijão à panela e seguir os passos para temperar o feijão.

Bom apetite e boa sorte na sua receita!

Espero que tenha ajudado esse artigo. Se te ajudou então compartilhe! Quem sabe será útil para os seus amigos também.

Qualquer dúvida deixe um comentário.