Como Fazer um Estudo de Mercado

Muitas empresas começam sem um bom planejamento e estudo de mercado. Isso é um erro muito comum e causa enormes problemas, inclusive o fechamento delas ainda no primeiro ano de funcionamento. Saber Como Fazer um Estudo de mercado deve ser o primeiro passo antes de abrir qualquer tipo de negócio. Mas, afinal, Como Fazer um Estudo de Mercado?


Parece algo muito complicado, mas na verdade não é. Nada mais é do que olhar a volta, entender o tipo de negócio que você deseja abrir a fundo, seus concorrentes, pontos positivos, pontos negativos e saber o que o seu futuro consumidor está procurando. Entendeu? Bem, vamos ver o passo a passo?

1º Passo: Delimite seu negócio

O que é seu negócio? Que tipo de produtos ele venderá? Que tipo de serviços? Delimite com muito cuidado o que pretende ofertar. O melhor é ter um negócio focado em um nicho da população do que concorrer com empresas que vendem de tudo um pouco.

2º Passo: Conheça seu produto/serviço

Conheça tudo o que precisa saber sobre o produto ou serviço que deseja vender. Como é vendido, como pode ser divulgado, como os concorrentes o vendem, quais as características mais importantes para os consumidores, quais as marcas existentes no mercado, preços e etc. Faça uma lista de preços e compare com o valor do custo. Assim você terá uma boa ideia da margem de lucro que seus concorrentes utilizam.

3º Passo: Conheça seu público-alvo

Você precisa saber para quem venderá. Onde moram, o que gostam de fazer, o que não gostam, como preferem ser atendidos, que preço estão dispostos a pagar, como decidem pelo produto, onde costumam comprar, quando e quantas vezes por ano/mês/semana. Assim você poderá acertar na mosca o que seu público deseja e assim garantir bons lucros. Lembre-se que as variáveis para se ter um negócio de sucesso são muitas, e você precisa garantir que irá satisfazer os desejos do seu público-alvo.

4º Passo: Conheça seus concorrentes

Quais são as outras empresas que ofertam o mesmo produto ou serviço que você deseja vender? Como trabalham? Onde ficam? Quais são os pontos fortes e negativos? Quantos funcionários trabalham lá? Como eles fazem o atendimento através de seus canais como: pessoalmente, por telefone, pela internet. E como os funcionários são treinados? Qual a margem de lucro que estas empresas têm? Se você conseguir entrevistar um dos empresários para conhecer melhor o negócio, entreviste. Você pode aprender muito e evitar de cometer erros.

5º Passo: Pesquise ainda mais

Para ter um relatório bastante seguro, anote todas as informações que conseguir. Além da sua observação, busque por mais informações na internet, prefeitura, e outros lugares. Leia as reclamações das pessoas sobre o mesmo produto ou serviço que deseja ter em seu negócio, para não cometer os mesmos erros e procure por pessoas que ficaram satisfeitas. Fale com vizinhos, conhecidos e pessoas que possivelmente comprariam seu produto e tire suas conclusões.

6º Passo: Aprenda sobre marketing

Com todas estas informações na mão você está mais perto de ter um negócio bem-sucedido. Mas lembre-se que ainda tem muito trabalho pela frente. Se quiser aprender mais sobre estudos de mercado e marketing, procure por cursos voltados a pequenos empresários.

Espero que tenha ajudado esse artigo. Se te ajudou então compartilhe! Quem sabe será útil para os seus amigos também.

Qualquer dúvida deixe um comentário.